Setecidades Titulo
Estelionatário dava golpe em escola
Por Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
17/10/2005 | 07:54
Compartilhar notícia


Um estelionatário foi preso em flagrante na manhã deste domingo em Ribeirão Pires acusado de aplicar golpe em pelo menos quatro pais de alunos de uma escola pública da cidade. Ele se passava por vendedor autorizado de livros didáticos. O acusado de cometer os crimes é Carlos Alberto Vieira, 54 anos. Ele foi detido quando tentava fazer mais uma vítima. Vieira alegou à polícia que praticou os delitos porque precisava de dinheiro.

O golpista começou a agir na última quinta-feira. Ele foi à Escola Estadual Dom José Gaspar, na região central de Ribeirão Pires, e se apresentou à diretora como educador a serviço da Secretaria Estadual de Educação. Falou dos livros que afirmava vender a alunos interessados. O estelionatário disse que negociava seis unidades ao preço de R$ 30.

No dia seguinte, o criminoso voltou à escola quando a diretora não estava. Exibiu aos professores um documento falso como se fosse uma autorização da dirigente para vender os livros lá dentro. O papel tinha até uma cópia da assinatura da diretora. Os professores, então, permitiram que ele se encontrasse com os alunos. O golpista passou uma ficha entre os estudantes para recolher os dados dos interessados.

No último sábado, o estelionatário passou de casa em casa para cobrar os pais dos alunos que aceitaram o material didático prometido. Ele recebeu pagamento de quatro famílias, e afirmava que os livros seriam retirados na escola. Os pais que fizeram a compra questionaram a direção da unidade de ensino sobre os livros. A diretora, então, percebeu o golpe e avisou as famílias dos alunos e também a polícia.

Neste domingo, o golpista voltou a agir. Foi até a casa do comerciante José João da Silva, 52 anos, pai de um aluno de 17 anos matriculado no 3º ano do ensino médio. "Cheguei da feira e ele (o golpista) já estava no portão. Identificou-se como professor. Acreditei porque falava muito bem. Ele tem tudo para enganar qualquer pessoa", observa Vieira.

Mas o comerciante estava alertado e identificou o homem como o criminoso. Pediu, então, à filha que chamasse a polícia. O estelionatário percebeu que tinha sido desmascarado e tentou fugir, mas foi seguido pelo comerciante, que estava de carro, até a Polícia Militar chegar e o prender.

O acusado Carlos Alberto Vieira foi indiciado por estelionato e pode ser condenado de um a cinco anos de prisão. Ele tem duas passagens na polícia pelo mesmo crime. Vieira não quis falar com a reportagem. "Já falei tudo ao delegado."

O delegado de plantão, Francisco Antonio Wenceslau, da Delegacia de Ribeirão Pires, disse que a investigação sobre o caso continua para saber se há mais vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;