Internacional Titulo
ONU deve reiniciar fiscalizaçao de armamentos no Iraque
Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 09:43
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança da ONU está próximo de aceitar uma proposta anglo-holandesa apoiada pelos Estados Unidos para reiniciar as inspeçoes de armamentos no Iraque, informou, esta terça-feira, o jornal The Washington Post.

A resoluçao também implicaria a suspensao das sançoes internacionais que há nove anos pesam sobre o Iraque, desde que o governo de Bagdá coopere com os inspetores, afirmaram fontes norte-americanas ao jornal.

Se for feito este acordo, seria o fim da paralisaçao das inspeçoes desde que o Iraque expulsou os funcionários da Comissao Especial da ONU para o Desarmamento (Unscom) há quase um ano, depois de impedi-los de inspecionar locais sensíveis para o governo iraquiano.

Este projeto de resoluçao substituiria as propostas de Rússia e França, que sao consideravelmente mais generosas em relaçao à interpretaçao das obrigaçoes de desarmamento do Iraque e que pedem um levantamento das sançoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;