Esportes Titulo
Santos vence o Barcelona e assume liderança do Grupo 7
Marcelo Monegato
Do Diário OnLine
04/03/2004 | 00:56
Compartilhar notícia


O Santos deu uma passo importante rumo à segunda fase da Taça Libertadores da América de 2004. Na noite desta quarta-feira, em Guayaquil (Equador), os comandados do técnico Emerson Leão venceram o Barcelona por 3 a 1 e de quebra assumiram, de forma isolada, a liderança do Grupo 7 com sete pontos ganhos. Os gols do Peixe foram marcados por Renato, Basílio e Robinho. O brasileiro Teixeira descontou para os donos da casa.

Mesmo com a derrota, o time do Equador manteve a 2ª posição da chave com quatro pontos ganhos, um a mais que o Guaraní (Paraguai) que nesta quarta visitou o Jorge Wilstermann (Bolívia), na Bolívia, e não conseguiu sair de um fraco 0 a 0. O clube boliviano, onde joga o centroavante brasileiro 'Túlio-Maravilha', segue na lanterninha com apenas um ponto conquistado.

A próxima rodada da Libertadores pode consolidar a soberania do Peixe no grupo. No próximo dia 11 de março, o Santos encara novamente o Barcelona, só que desta vez no caldeirão da Vila Belmiro. O resultado positivo dos 'Meninos da Vila' e o não triunfo do Guaraní sobre o Jorge Wilstermann, que se enfrentam no dia 18 de março, em Assunção, podem deixar a equipe brasileira seis pontos a frente do 2º colocado da chave faltando apenas duas rodadas para o fim da fase de classificação.

Domínio - Os primeiros 45 minutos de bola rolando foi a confirmação do que muitos já sabiam. Mesmo fora de casa, a superioridade do time santista se fez presente. Leão, insatisfeito com as atuações de Robgol nas últimas partidas, optou por começar o jogo com o veloz Basílio. A intenção era explorar a velocidade dos dois nos contra-ataques.

A primeira chance de gol saiu dos pés do próprio Robinho. Depois de receber excelente lançamento do meia Elano pela ponta-esquerda do gramado, ele driblou o zagueiro e chutou de fora da área, no canto esquerdo do goleiro Cevallos, que executou boa defesa e mando a bola para escanteio.

A segunda chance de abrir o placar também foi do Santos. Aos dez minutos, o lateral-direito Paulo César deu um passe milimétrico para o 'Vovô Basílio' (como os jogadores do Santos chamam carinhosamente o atacante de 30 anos). Ele entrou cara a cara com o arqueiro equatoriano, mas errou na hora do arremate e mandou a redonda pela linha de fundo.

A primeira intervenção do 'sumido' Doni aconteceu somente aos 28 minutos. Depois de rápido contra-ataque nas costas de Paulo César, o lateral Fricson George (que passou de forma meteórica pela Vila Belmiro em 1999) chegou na linha de fundo e cruzou para o meio da área. O atacante Kaviedes tocou na bola para marcar o que seria o primeiro tento da partida. No entanto, o ex-arqueiro do Corinthians pulou nos pés do equatoriano e executou um milagre.

Aos 36 a defesa do Santos bateu cabeça. Depois de nova jogada de George pela esquerda, Doni e o lateral-esquerdo Léo se confundiram. Doni, que estava com a bola nas mãos, deixou ela escapar nos pés do centroavante adversário. No entanto, antes dele tentar abrir a contagem, o juiz deu falto no goleiro santista.

A resposta do ataque da Baixada veio em forma de gol. Aos 43 minutos, Diego rolou para o capitão Renato. Ele ajeitou a bola com carinho e mandou o petardo da entrada da área. A bola foi no ângulo de Cevallos, que se esticou todo.

2º Tempo - Na volta do intervalo, o Santos veio com uma alteração. Com dores nas costas, Elano ficou no vestiário e Lopes Tigrão veio a campo. O efeito da modificação teve efeito imediato. Depois de receber bola no meio-campo, Lopes (ex-Palmeiras, Flamengo e Fluminense) lançou Basílio. O atacante ganhou na velocidade, tocou na saída do goleiro adversário e balançou a rede para marcar o segundo tento 'praiano'.

No entanto, assim como aconteceu com o Guaraní dentro da Vila Belmiro, os jogadores do Santos complicaram um jogo que parecia ser fácil. Com sucessivos erros de marcação e acuados pelos equatorianos, o goleiro Doni começou a aparecer mais na partida.

Aos 19 minutos, a pressão adversário surtiu efeito. Após jogada pela direita, o atacante brasileiro Teixeira apareceu sozinho na cara do goleiro santista e empurrou a redonda para o fundo das redes. Desta vez, Doni não conseguiu efetuar outro milagre.

A pressão passou a ser maior. Com Diego em noite de poucas jogadas inspiradas, o técnico Emerson Leão preferiu reforçar a marcação. Ele sacou o jovem meia e promoveu a entrada do ex-titular e capitão Paulo Almeida.

Quando o jogo caminhava para um 2 a 1 no sufoco, a estrela do garoto Robinho voltou a brilhar. Aos 38 minutos, o zagueiro e o goleiro Cevallos se confundiram e o atacante, atento na jogada, tocou na bola com a pontinha da chuteira para dar números finais à partida. Fim de jogo: Barcelona 1 x 3 Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;