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Viciados em tênis

Há quem seja superantenado nas novidades e entenda
tudo sobre o calçado, que é tratado com todo o cuidado


Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC

06/05/2012 | 07:00


O tênis deixou de ser apenas acessório e foi-se o tempo em que todos usavam o mesmo modelo. Objeto de desejo e estilo, não é mais o último a ser escolhido na hora de compor o look. Pelo menos é assim para Lucas Santana de Souza, 18 anos, que começa a se vestir pelos pés. "Só depois penso na roupa que combine com o tênis."

Foi a partir dos 11 anos que ele passou a se antenar nas novidades sobre o calçado. Hoje, tem oito pares de marca (três Nikes Air Max, um New Balance, um Vans, um Circa, um Efa e um Globe) e não vê a hora de a coleção aumentar.

Há modelo para cada ocasião, como andar de skate, ir a shows e para a escola. "Fico de olho para não pisarem em cima", diz o garoto, que tem ciúme dos pares. Cuidadoso, costuma guardá-los em caixas e levá-los à lavanderia. Na hora de comprar é bem rigoroso. "Fico sempre de olho nas novidades. Vejo nos sites gringos, mas nem sempre acho a numeração."

Entretanto, não é só a beleza dos tênis que chama a atenção de Lucas; está ligado nas informações por trás de cada par, como material do qual é feito e se homenageia alguém. "Antes, não sabia que tinha história. Isso o deixa ainda mais interessante."

CULTURA SNEAKER - Tênis é mais do que moda. É estilo de vida para alguns. Quem os admira e coleciona faz parte da cultura sneaker (tênis em inglês). Além de comprá-los, os sneakerheads ficam por dentro de tudo sobre o calçado.

A cultura ganhou força nos Estados Unidos no início dos anos 1970, quando atletas receberam mais patrocínios de marcas esportivas, passando a assinar modelos próprios. Na década de 1980, o grupo de hip hop Run DMC fazia música sobre seus calçados favoritos (como My Adidas) e a Nike lançava o Air Jordan 1 com a assinatura do astro de basquete Michael Jordan. Tudo isso chamou a atenção dos jovens norte-americanos, que começaram a acompanhar cada lançamento. Naquela época já existiam admiradores de tênis no Brasil. Mas foi em 2007 que Ricardo Nunes - dono de cerca de 600 pares - reuniu a galera por meio do SneakersBR, site pioneiro no assunto. Nele há todas as novidades e troca de ideia entre quem curte.

Consultoria Haranin Julia Maria Lima de Souza, professora da Escola de Moda Sigbol Fashion

 

 



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Viciados em tênis

Há quem seja superantenado nas novidades e entenda
tudo sobre o calçado, que é tratado com todo o cuidado

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC

06/05/2012 | 07:00


O tênis deixou de ser apenas acessório e foi-se o tempo em que todos usavam o mesmo modelo. Objeto de desejo e estilo, não é mais o último a ser escolhido na hora de compor o look. Pelo menos é assim para Lucas Santana de Souza, 18 anos, que começa a se vestir pelos pés. "Só depois penso na roupa que combine com o tênis."

Foi a partir dos 11 anos que ele passou a se antenar nas novidades sobre o calçado. Hoje, tem oito pares de marca (três Nikes Air Max, um New Balance, um Vans, um Circa, um Efa e um Globe) e não vê a hora de a coleção aumentar.

Há modelo para cada ocasião, como andar de skate, ir a shows e para a escola. "Fico de olho para não pisarem em cima", diz o garoto, que tem ciúme dos pares. Cuidadoso, costuma guardá-los em caixas e levá-los à lavanderia. Na hora de comprar é bem rigoroso. "Fico sempre de olho nas novidades. Vejo nos sites gringos, mas nem sempre acho a numeração."

Entretanto, não é só a beleza dos tênis que chama a atenção de Lucas; está ligado nas informações por trás de cada par, como material do qual é feito e se homenageia alguém. "Antes, não sabia que tinha história. Isso o deixa ainda mais interessante."

CULTURA SNEAKER - Tênis é mais do que moda. É estilo de vida para alguns. Quem os admira e coleciona faz parte da cultura sneaker (tênis em inglês). Além de comprá-los, os sneakerheads ficam por dentro de tudo sobre o calçado.

A cultura ganhou força nos Estados Unidos no início dos anos 1970, quando atletas receberam mais patrocínios de marcas esportivas, passando a assinar modelos próprios. Na década de 1980, o grupo de hip hop Run DMC fazia música sobre seus calçados favoritos (como My Adidas) e a Nike lançava o Air Jordan 1 com a assinatura do astro de basquete Michael Jordan. Tudo isso chamou a atenção dos jovens norte-americanos, que começaram a acompanhar cada lançamento. Naquela época já existiam admiradores de tênis no Brasil. Mas foi em 2007 que Ricardo Nunes - dono de cerca de 600 pares - reuniu a galera por meio do SneakersBR, site pioneiro no assunto. Nele há todas as novidades e troca de ideia entre quem curte.

Consultoria Haranin Julia Maria Lima de Souza, professora da Escola de Moda Sigbol Fashion

 

 

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