Memória Titulo
O campo do Tognato e a decisão de 1952...

Na decisão do Campeonato Municipal de Futebol de São Bernardo em 1952, o Vila Baeta FC goleia o Tognato Atlético Clube por 6 a 1 e faz a festa.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Na decisão do Campeonato Municipal de Futebol de São Bernardo em 1952, o Vila Baeta FC goleia o Tognato Atlético Clube por 6 a 1 e faz a festa.

O campo do Tognato era o mais bem gramado da cidade, ao lado do campo do Simca, este localizado na Avenida Dr. José Fornari. Dois campos de fábricas, portanto. Nem o campo da Elni - uma terceira indústria - era tão bem cuidado.

As fotos de hoje dão uma idEia de como era o campo do Tognato, cercado por eucaliptos e que ficava ao lado da fábrica, na Avenida Pereira Barreto. Um campo tão caprichado que até a Sociedade Esportiva Palmeiras ali fazia os seus treinamentos, já na década de 1960, no tempo da Academia e da ala Dudu e Ademir da Guia.

O Palmeiras às vezes concentrava-se no Restaurante do Binder, na Avenida Redenção, ou então em chácara do bairro Eldorado, em Diadema.

Hoje quem passa pela Pereira Barreto ainda observa resquícios do antigo campo do Tognato. São os últimos momentos. A fábrica já se foi - resta a caixa d'água, verdadeiro patrimônio da cidade. Do campo, temos parte dos eucaliptos (apenas parte). E uma área mais plana e baldia. Ali era o campo, à beira do Ribeirão dos Meninos ou Rio dos Couros, como falam os mais antigos. Também a Bacia dos Meninos foi ocupada pelo tal de progresso que chegou rápido demais.

Rapaziada do Rudge

Paulo Japonês, Peixotinho, Pituca, Polidoro, Pulguinha, Quinhentão, Quitito (André), Ramiro, Reinaldo Chiavone e Renatinho.

Eles formam na Turma Rudge Ramos Anos 1960 e mantêm laços estreitos e coletivos com o Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Uma forma de preservar a unidade iniciada na juventude e de pensar o bairro permanentemente. Que outros bairros do Grande ABC formem suas turmas e cuidem, também, da Memória local.

Almanaque

Pedro Dell'Antonia

Nascimento: São Bernardo, 4 de agosto de l891.

Vereador: 1936 e 1937.

Partido: Constitucionalista.

Vice-prefeito: 1952 a 1955.

Prefeito: 1956 a 1959.

Coligação: PRT - PSD - PR - PTN - PSP.

Falecimento: Santo André, 23 de agosto de 1970.

Entre as obras maiores de seu governo como prefeito, duas ganharam seu nome: o Viaduto Pedro Dell'Antonia e o Ginásio Pedro Dell'Antonia, inaugurado para os Jogos Abertos do Interior, realizados na cidade em 1959. Foi dono de pedreira e possuiu armazém atacadista de secos e molhados.

José Benedito de Castro

Nascimento: São Luis do Paraitinga (SP), 4 de agosto de 1912.

Vereador: 1948 a 1963.

Partido: PSP.

Falecimento: Santo André, 31 de outubro de 1974.

Foi presidente da Câmara Municipal de Santo André em 1956, 1957 e 1963. Vice-presidente em 1954. Em 1963 foi prefeito (interino) durante 30 dias. Nas duas primeiras legislaturas foi um dos representantes de Ribeirão Pires, onde morava. Depois mudou para a Vila Pires, em Santo André. Foi juiz de paz.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 4 de agosto de 1979

Manchete - Frete de transporte de petróleo sobe mais 21%; empresas cedem e carreteiros terminam greve.

Crise Energética - Região vive dia agitado por causa do racionamento da gasolina.

Anistia - Comitê Brasileiro de Anistia do ABC sai às ruas em defesa da anistia ampla, geral e irrestrita.

Municípios - Os prefeitos Dorival Rezende, de Mauá, e Aarão Teixeira, de Rio Grande da Serra, foram ao presidente João Figueiredo e pediram verbas para obras em suas cidades.

Trabalho - Padarias de Mauá concordam em dar 20% de antecipação.

Imprensa - Estréia uma nova coluna no DIÁRIO, "De trás do toco", que é assinada por Riva. Do alto ao rodapé da página 7, a coluna traz frases ao estilo Millôr Fernandes: "Como encher a panela se o bolso está vazio?". Ou: "Afinal nem tudo nesse País sobe. O Cruzeiro cai".

Polícia - Fugitivo escapa ao cerco policial no Jardim do Estádio.

EM 4 DE AGOSTO DE...

1904 - Circula "O Monitor", o mais antigo jornal editado no Grande ABC de que se tem notícia.

-Alemanha invade a Bélgica; Inglaterra declara guerra aos alemães. E a Primeira Guerra Mundial começa a ficar cada vez mais clara.

1909 - Falece Joaquim Lopes Chaves, em cujo governo estadual houve a transformação da Freguesia de São Bernardo em município.

1949 - Circula "A Voz dos Esportes", com redação em Santo André.

HOJE

Dia do Padre.

SANTOS DO DIA

Crispim, Iá, João Maria Vianney e Lugaido.

João Maria Vianney ou Cura d´Ars (França 1786 - 1858). Sacerdote, pároco de Ars, cidadezinha de 230 habitantes na França. Revelou-se extraordinário apóstolo do confessionário. É considerado o Patrono dos Vigários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;