Cultura & Lazer Titulo
'O Exterminador do Futuro 3' chega às locadoras
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
05/01/2004 | 19:17
Compartilhar notícia


Chega nesta quarta às locadoras O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas, em vídeo e DVD. Este é o último filme, até o momento, protagonizado pelo ex-fisiculturista e atual governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, 55 anos, empossado há dois meses. Estreou em 2003 nos cinemas dos Estados Unidos durante o feriado de 4 de julho, a mais importante data cívica daquele país, em um período que antecedeu a campanha do ator para a eleição do mais rico e importante estado norte-americano.

Na tal campanha, Schwarzenegger prometeu salvar a Califórnia da propalada crise financeira – coisa de US$ 25 bilhões de déficit fiscal. No filme, o ator assume outra vez o papel do robô que vem do futuro para salvar o mundo do domínio das máquinas.

Salvar indiretamente, pois o exterminador de Schwarzenegger tem a missão de assegurar a vida do rapaz que é considerado o “herói da resistência humana”. Ele é John Connor, já salvo por robôs em O Exterminador 1 (1984) e 2 (1991). Na atual produção, Connor (interpretado por Nick Stahl) tem pouco mais de 20 anos e é ridiculamente frágil, deixando o posto de herói para o astro de Hollywood.

O roteiro repete a mesma base para a história. O futuro envia dois ciborgues: um para matar Connor e outro para protegê-lo. Desta vez, o robô maligno ostenta sedutoras formas femininas (Kristanna Loken) para um modelo ultramoderno, o T-X, feito de cristal líquido e com poder de controlar outras máquinas. Já o robô do bem é o obsoleto T-101, “agora com noções de psicologia”, novidade que é mais útil para dar ao filme alguns momentos de humor. A maior parte da fita é de ação, explosões e efeitos especiais.

John Connor vive atormentado pela possibilidade de uma nova ofensiva das máquinas para tentar eliminá-lo e dominar o mundo. Sobrevive sem documentos e nenhum aparelho que permita o rastreamento eletrônico.

O destino o coloca ao lado da jovem veterinária Kate Brewster (Claire Danes), filha de um militar da defesa norte-americana, o único que pode acionar a Skynet. Concebida para ser uma proteção dos Estados Unidos contra ataques nucleares, a Skynet pode se tornar uma legião de máquinas que destruirão os humanos.

O DVD para locação conta com extras básicos, como comentários de atores (Schwarzenegger, Stahl, Kristanna e Claire) e diretor (Jonathan Mostow). A direção de Mostow, aliás, é a principal mudança da série Exterminador – as duas primeiras produções foram dirigidas por James Cameron.

Desempenho – Quase 20 anos depois de estrear no papel do Exterminador, Arnold Schwarzenegger exibe praticamente a mesma forma física. Dizem até que usa a mesma roupa de couro que vestiu em 1991. As falas continuam econômicas. O filme pode marcar um recesso do ator no cinema.

Agora, Schwarzenegger deve se dedicar mais à administração da Califórnia. Para cumprir o que prometeu, o republicano tem três anos (período que faltava para terminar o mandato do democrata Gray Davis, retirado do cargo após as acusações de ter mergulhado o Estado no déficit recorde).

Mas, o governador ainda aparecerá em um filme que tem estréia prevista para julho deste ano, nos Estados Unidos. Ele faz uma participação na refilmagem de A Volta ao Mundo em 80 Dias, dirigida por Frank Coraci.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;