Internacional Titulo
Saddam Hussein acusa sauditas e kuwaitianos de traiçao
Por Do Diário do Grande ABC
08/08/2000 | 09:22
Compartilhar notícia


O presidente iraquiano, Saddam Hussein, classificou esta terça-feira os dirigentes kuwaitianos e sauditas de ``traidores' porque permitem aos Estados Unidos e Gra-Bretanha bombardear o Iraque de seus territórios.

``Esses dirigentes e reis, que só se preocupam em sentar-se em seus tronos e aparentar que governam, deveriam envergonhar-se de que os avioes inimigos decolem de seus territórios e águas territoriais para atacar a fortaleza dos árabes (Iraque), matar suas mulheres, homens e crianças e destruir o que possuem', declarou.

``Nao merecem por isso ser classificados de traidores?', adiantou, em um discurso pronunciado por ocasiao do 12º aniversário do fim da guerra entre Ira e Iraque (1980-1988).

Choques quase diários ocorrem desde dezembro de 1998 entre o Iraque e os avioes norte-americanos e britânicos que vigiam as zonas de exclusao aérea ao norte do paralelo 36 e ao sul do paralelo 33, nao reconhecidas peo regime de Saddam Hussein.

As incursoes desses avioes desde o final de 1998 causaram 300 mortos e cerca de 900 feridos, segundo Bagdá.

Os avioes que vigiam a zona de exclusao do Sul do Iraque têm suas bases na Arábia Saudita, no Kuwait e em porta-avioes no Golfo Pérsico. Os que vigiam a zona norte decolam da Turquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;