Internacional Titulo
General que denunciou missões contra palestinos é destituído
Por Da AFP
08/10/2003 | 11:34
Compartilhar notícia


O general da reserva israelense Yifta Spector, oficial que assinou a petição dos pilotos que se negaram a realizar operações de "liquidação seletiva" de ativistas palestinos, foi destituído de seu cargo de instrutor de aviação, informou nesta quarta-feira a rádio pública israelense.

A medida foi comunicada em uma entrevista com o comandante-em-chefe da aviação, o general Dan Halutz, indicou a rádio. Vinte e sete pilotos reservistas, entre eles o general Spector, questionaram, no final de setembro, a política de liquidação seletiva de ativistas palestinos adotada pelo governo do premiê Ariel Sharon. A discussão causou um intenso debate em Israel.

Nessa petição, os pilotos se negavam a participar de ataques aéreos contra centros de população civil nos territórios palestinos e que diziam que não queriam "obedecer a ordens ilegais e imorais".

O general Spector, condecorado por ter dirigido o ataque contra a central nuclear iraquiana Osirak, em 7 de junho de 1981, derrubou 15 aparelhos inimigos e formou várias gerações de alunos na Escola do Ar israelense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;