Memória Titulo
Professora Jurema, uma foto e lembranças da antiga escola

Há 50 anos, eu e este grupo de meninos nos encontrávamos todos os dias numa relação de carinho e respeito, para aprender e crescer

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 50 anos, eu e este grupo de meninos nos encontrávamos todos os dias numa relação de carinho e respeito, para aprender e crescer. O ano era 1960. A escola era municipal, tempo do prefeito Osvaldo Gimenez. Ficava na Alameda São Bernardo, no bairro de Santa Terezinha, em Santo André.

Era uma pequena casa. Tinha poucas dependências que serviam de salas de aulas. Nossa diretora era dona Mercedes Cerchiari, de cujo contato sinto saudades, bem como dos companheiros professores. Onde estarão?

Recordo de um fato que deixou órfão de pai e mãe, no espaço de dois dias, um dos meus meninos. Aquilo nos deixou muito tristes. Mas, no Natal daquele ano, ele foi festejar e cear comigo e minha família. Foi muito bom.

Outro fato marcante é que o meu novo namorado ia todo dia me buscar na escola. Ele continua meu namorado. É o meu marido, há 48 anos. Major Ranulpho. Lembram-se dele? É o sargento Ranulpho, repórter rodoviário da Rádio Bandeirantes.

Hoje estamos vivendo às margens da Represa de Jurumirim, na região de Avaré, interior de São Paulo. Ali desfrutamos da nossa velhice, com saúde e muita paz.

Professora Jurema Aparecida Moreira Ferreira Rocha
Avaré

Nota da Memória
Professora Jurema nos autoriza a publicar o seu endereço eletrônico, na esperança de que antigos colegas da escola e algum de seus alunos possam comunicar-se com ela, meio século depois. O e-mail é: jesusismyjoy@uol.com.br

Dia do Amigo e as trovas que o Vanzella enviou
Hoje é o Dia do Amigo.
Em homenagem a vocês, aí vão algumas trovas.
Antonio Vanzella, de São Bernardo

Amigo é quem vem sozinho
e, ao ver que a dor me envolveu
troca a luz do seu caminho
pelas sombras que há no meu!...
(a) Sérgio Correia Miranda Filho.
Por um amigo do peito,
numa amizade sem fim,
muitas vezes tenho feito
o que não faço por mim!
(a) Marisol.
Amigo não diz "depende..."
"vou pensar..."; "depois eu dou..."
- Amigo é aquele que atende;
que vem sem dizer "já vou".
(a) Waldir Neves.
Para mantê-los me empenho
porque penso sempre assim:
tendo os amigos que tenho,
eu nem preciso de mim.
(a) Izo Goldman.

Crônica do Guido
O amigo
Olhar as ruas como se fossem suas, olhar as pessoas como se fossem amigas, olhar a natureza como se fosse a seiva da vida que circula em nossas veias. E deixar que se acenda a chama da urbanidade e se possa, todos juntos, cantar e dançar o hino da civilidade e do amor.
Guido Fidelis, escritor de Santo André.

EM 20 DE JULHO DE...
1950 - Inaugurado o serviço de tração elétrica da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí entre as estações da Mooca e Jundiaí. No trecho da Mooca a Santos, o que inclui o Grande ABC, as locomotivas continuavam a ser a vapor, as "marias-fumaças".

Agenda da Fundação Pró-Memória
Sessenta e seis anos de fundação do Clube Atlético Jabaquara, do bairro Prosperidade, em São Caetano (1944).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 20 de janeiro de 1980

Manchete - Figueiredo (presidente da República) decidirá com PDS se manterá lei de estrangeiros

Esportes - Presidente Leonid Brezhnev abre em Moscou os 22º Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Tecnologia - Projetos da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial, de São Bernardo) agora são para as indústrias.

Trabalhadores
Nascem em 20 de julho:
1910 - Joaquim Antonio. Natural de Itobi (SP). Sócio nº 788 do Sindicato dos Químicos do ABC. Operário da industria Fernando Hackradt. Residência: Rua Suíça, 1299, Parque das Nações.

1910 - Antonio Quaquarini. Natural de Socorro (SP). Operário da Rhodia. Residente à Rua Distrito Federal, 249, em Santa Terezinha, Santo André.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

SANTOS DO DIA
Aurélio de Cartago, Apolinário, Elias (profeta) Paulo da Espanha e Severa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;