Internacional Titulo
Hugo Chávez muda bandeira da Venezuela
Da AFP
18/01/2006 | 14:42
Compartilhar notícia


A Assembléia Nacional venezuelana aprovou mais uma estrela para a bandeira do país e agora o cavalo do brasão nacional passará a olhar para a esquerda, como pediu o presidente Hugo Chávez, que também solicitou a sua proibição em atos políticos.

A lei que modifica os símbolos pátrios foi aprovada em primeira discussão e acredita-se que será sancionada em segundo debate na Assembléia, integrada completamente por partidários do governo, depois que a oposição do país se negou a participar das eleições parlamentares de 4 de dezembro passado.

A nova lei acrescenta uma estrela branca de cinco pontas às sete que já existiam na bandeira no meio da faixa azul.

"No escudo (brasão), na parte azul, a figura do cavalo branco indomado e galopando passará a ter a cabeça reta do animal à esquerda do corpo, olhando à frente, emblema da independência e da liberdade", diz o artigo 9 enumerado pelo jornal El Universal.

No atual brasão a cabeça do cavalo olhava para trás e estava localizada à direita do corpo. Esta foi a primeira lei aprovada em discussão prévia pela nova Assembléia Nacional, destaca nesta quarta-feira a imprensa.

A lei proíbe ainda o uso dos símbolos da Pátria em concentrações públicas e em propagandas de proselitismo.

O deputado Luis Tascón afirmou que a revolução deve ser acompanhada de uma nova iconografia. Chávez tinha realizado a solicitação à Assembléia em várias alocuções desde 20 de novembro.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;