Cultura & Lazer Titulo
Gael entre nós
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
20/10/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Em um clima que lembrou o filme italiano 8 1/2 (1963), o ator mexicano Gael García Bernal veio ao Brasil para promover O Passado, co-produção Brasil-Argentina de Hector Babenco programada para abrir sexta-feira a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Explica-se: na tela do novo longa e por onde passa, o ator franzino atrai a atenção de todas as mulheres, assim como o protagonista de Marcello Mastroianni na obra de Federico Fellini.

Avesso a rótulos, seja qual for (de galã, de queridinho do cinemão norte-americano etc.), Gael apresentou-se à imprensa bem-humorado, na medida do possível. “O mais próximo que cheguei a Hollywood foi quando filmei Babel (2006) em Tijuana (México). Fica a três horas de lá”, riu, referindo-se a seu segundo trabalho com o conterrâneo Alejandro González Iñárritu.

Na hora das fotos, porém, nada de paciência. Posou rapidamente ao lado das três colegas argentinas e de Babenco. Para tentar sair da sala do Unibanco Arteplex, onde a entrevista coletiva foi feita, teve a ajuda de seguranças e assessores para burlar repórteres e fotógrafos que insistiam em falar com ele. Acabou encurralado em um dos elevadores.

Mulheres - Em O Passado, Gael é Rimini, tradutor que acaba de terminar um relacionamento de 12 anos com Sofia (Analía Couceyros). A separação parece consensual, mas a ex-mulher não aceita muito bem o esquecimento. O rapaz se envolve com outras mulheres (Moro Anghilero e Ana Celentano) de temperamento forte. Sempre que Sofia reaparece, porém, algo trágico ocorre e o personagem é cada vez mais oprimido pelas vontades da mulherada.

Questionado sobre que conselho a respeito do sexo feminino daria para um filho, ele disse não saber. Se limitou a defender o personagem que se vê diante da fúria feminina. “Rimini é muito inocente, quase um autista emocional”, afirmou.

Filmado em espanhol em Buenos Aires e São Paulo durante o ano passado, o filme marcou a reunião do argentino com Gael. “Sempre quis trabalhar com Babenco, desde que vi Pixote (1981)”, revela.

Casting - Segundo Babenco, Gael participou da seleção das atrizes que dividiram as cenas – algumas bem íntimas – com ele. “Mas foi o Hector que escolheu. Participei dos ensaios para ver se haveria química”, ressaltou o mexicano.

O olhar sobre os arquétipos femininos assustaram. Foi o que disse a portenha Moro Anghileri, que faz a ciumenta Vera. Babenco replicou: “Temos a tendência a misturar realidade e ficção. É um filme, Moro!”, bradou.

Inverossímel ou não, o longa não deixa de ser uma síntese de alguns relacionamentos, acredita o diretor. “Por mais provedor que seja o homem, é a mulher que comanda a relação”, afirma.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;