Memória Titulo
Feito do Mecânica, campeão dos campeões...

A fábrica e o futebol no emergente ABC industrial de 1954 - a região ainda não era chamada de Grande ABC. Arranjar um bom emprego, revelar-se...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A fábrica e o futebol no emergente ABC industrial de 1954 - a região ainda não era chamada de Grande ABC. Arranjar um bom emprego, revelar-se no time da fábrica e chegar a um time de ponta, preferencialmente profissional, era o sonho dos jovens de então. Um exemplo: o elenco do Mecânica Futebol Clube, de São Caetano.

Segundo Luiz Domingos Romano, que nos enviou a foto, o Mecânica de 1954 sagrou-se o campeão dos campeões do ABC - título inspirado no Corinthians Paulista, Campeão do 4º Centenário: 1554-1954.

A foto foi tirada no campo do São Caetano Esporte Clube, na Rua Paraíba, esquina com a Rua Major Carlos Del Prete. Aquela praça de esportes vivia seus momentos derradeiros, já que um novo estádio se descortinava para os lados do Monte Alegre Novo, o Estádio Anacleto Campanella.

Os campeões: Remy Zangrossi, Armando Romano, Henrique, Baiano, João, Barbosa e Nininho; agachados: Tuca, Fogueira, Veiguinha, Artur, Rodolfo.

Remy Zangrossi foi árbitro e bandeirinha profissional de futebol da Federação Paulista entre 1950 e 1960.

O 31º reencontro

A segunda colaboração de hoje de Luiz Romano é a foto do reencontro da turma dos designers da Faculdade de Desenho Industrial de Mauá: o 31º reencontro. O pessoal se encontrou em 27 de novembro.

Presentes: José Cláudio Hansen, Francisco Sales Duarte, Luiz Domingos Romano, Claudeonisio da Silva, Antonio Carlos Uliana, Fernando Campanari, Jonas Ferreira Duarte, José Manoel Schulz, Renê Paris, José Paulo Trevisan, Euclydes Bonfim, Lizenir Lara de Andrade, Gilmar Canteras, Mario Hara, Celina de Souza Silva (secretária da faculdade), Maria Aparecida Zaccarelli (diretora), Alairse Vivi (professora) e Jorge Wuowey Tartuce.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 22 de dezembro de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República) afirma que só não há lugar para totalitários

Novos tempos - Vestibular vai incluir a revolução russa e a luta entre Stalin e Trotski.

Trabalho - Setor de carpintaria, serraria e tanoaria de Santo André, Mauá e Ribeirão Pires conquista reajuste de 66%.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Isenção de impostos para microempresas.

Editorial - Os preços da OPEP comandam a austeridade.

Voleibol - Masculino do Paulistano vem a Santo André, vence o Pirelli (3 a 1) e alcança o tricampeonato estadual.

É Natal - "Às famílias sulsancaetanenses e às nossas crianças, adolescentes e à juventude, oferecemos o que pudemos de melhor, incentivando-os para que possam ser úteis e felizes cidadãos brasileiros" (trecho da mensagem do prefeito Raimundo da Cunha Leite, de São Caetano).

Polícia - Menores contam como furtaram 300 carros.

EM 22 DE DEZEMBRO DE...

1969 - Bruno José Daniel falece em Santo André aos 51 anos de idade. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal e chegou a ocupar a Prefeitura de Santo André, mesmo cargo a ser assumido 20 anos depois por um de seus cinco filhos, Celso Daniel.

SANTOS DO DIA

Ciremão, Floro, Francisca Xavier Cabrini e Honorato, padroeiro dos padeiros.

Francisca Xavier Cabrini era italiana da Lombardia. Ali nasceu em 1850. Foi professora e religiosa. Fundou a Congregação das Missionárias do Sagrado Coração, dedicada à instrução religiosa e humana da juventude. Em 1889 seguiu com outros imigrantes para os Estados Unidos. Construiu casas, escolas e hospitais em Nova Iorque. Sua obra alcançou toda a América Latina, inclusive o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;