Economia Titulo
Negros pela 'exclusão' no Fórum Social Mundial
Das Agências
28/01/2001 | 15:35
Compartilhar notícia


Cerca de 200 representantes de entidades negras brasileiras realizaram manifestação neste domingo em Porto Alegre por se sentirem "completamente excluídos" do Fórum Social Mundial, que se celebra na cidade em oposição ao Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

"Oitenta por cento da população deste país tem sangue negro, mas não nos foi concedido nenhum espaço neste Fórum e o único debate sobre a questão negra se realiza longe do centro de conferências. Fomos excluídos por um fórum que se diz solidário", explicou à André Martins, articulador do protesto.

Cerca de 500 representantes de entidades negras foram a Porto Alegre para participar do encontro que se opõe ao pensamento único neoliberal.

Neste domingo, um grupo invadiu a sala principal de conferências da Universidade Católica com as palavras de ordem "Brasil, África, América Central, a luta do negro é internacional".

Os organizadores negaram a tentativa de separar os negros. "Esperávamos três mil pessoas na Universidade onde se realizam as conferências, mas o número de participantes é superior a quatro mil; além disso, mais de 10 mil pessoas estão participando de atividades paralelas na cidade".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;