Turismo Titulo
Artesanato paraibano é rico e variado
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
01/03/2001 | 11:02
Compartilhar notícia


Rico em quantidade e qualidade, o artesanato paraibano é reconhecido em todo o Nordeste pela excelência de sua confecção e pela sua qualidade artística. Para o artesão, qualquer material é ponto de partida para sua imaginação: da madeira à palha, da estopa à pedra, tudo ganha nova vida e dimensão nas mãos hábeis dessas pessoas que retiram do imaginário e do cotidiano os temas para as mais belas peças.

O artesanato feito de barro, apesar de quase todo fabricado no interior da Paraíba, é encontrado em grande quantidade na capital. Entre os objetos, há bonecos, blocos de maracatu e santos feitos de argila cozida e pintados à mão. Muitas das peças retratam tipos populares da região, como cangaceiros, padres e lavadeiras.

Em João Pessoa, a maior concentração de artesãos e peças se encontra em dois pontos. Quem estiver interessado em trazer uma lembrança deve ir à Feirinha de Tambaú (em frente ao Tropical Hotel Tambaú), onde é possível comprar o mais típico artesanato nordestino. Uma grande variedade de produtos também é encontrada no Mercado de Artesanato Paraibano, na avenida Senador Rui Carneiro, esquina com a avenida Nossa Senhora dos Navegantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;