Cultura & Lazer Titulo
Sem mudança de plano
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
21/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Após vender sete milhões de discos, lotar estádios mundo afora e se tornar queridinho do público teen, qual caminho um artista interessado em preservar o sucesso no atual mercado fonográfico deve seguir? Tem de acrescentar uma ou duas novidades ao repertório, sem mexer demais em sua fórmula.

Esse parece ser o conceito implícito no terceiro CD do grupo canadense Simple Plan, homônimo ao conjunto e com lançamento mundial previsto para 12 de fevereiro. Em sua nova safra de composições, a banda não abre mão da receita que a tornou famosa.

As letras continuam passionais e carregadas de melodramas juvenis. Sobram rocks assobiáveis entre as 11 faixas inéditas do disco, apresentado à imprensa brasileira no último dia 18, antes da entrevista coletiva concedida pelo conjunto em um hotel de São Paulo. Entre os destaques do álbum está o primeiro single When I’m Gone (com loops de sintetizador), a balada lacrimosa I Can’t Wait Forever e The End (com uma levada dance).

Sem alterar sua receita vitoriosa, o Simple Plan – que deve fazer uma turnê no Brasil até o fim do primeiro semestre – adicionou referências de hip hop e r&b. Para lapidar sua sonoridade, buscou o auxílio luxuoso de produtores como Max Martin (de Kelly Clarkson e Avril Lavigne) e Nata ‘Danja’ Hill (o mesmo de Justin Timberlake, Timbaland e Nelly Furtado).

Resultado: os admiradores de Pierre Bouvier (vocal), Chuck Comeau (bateria), David Desrosiers (baixo), Sebastien Lefebvre (guitarra) e Jeff Stinco (guitarra) devem permanecer fiéis à banda. Os detratores, no entanto, terão ainda mais munição.

ATRASO E BBB

Um atraso de cerca de uma hora marcou o bate-papo do Simple Plan com os repórteres. A razão da demora: antes do encontro com os jornalistas, os músicos testaram os equipamentos que usariam horas depois em um pocket show no hotel.

Bem-humorados, eles falaram sobre a participação do grupo na edição de 2007 do reality show global Big Brother Brasil. “Para nós foi muito bom participar. Só tivemos de tocar e depois tirar a roupa para cair na piscina”, disse o baixista Desrosiers.

Perguntado sobre quem teria eliminado se tivesse participado do jogo, o baterista Comeau não titubeou. “Eu eliminaria todos os rapazes”, brincou.

O vocalista Bouvier também tem ótimas lembranças da visita à casa do BBB. “Lembro bem que gostei de uma garota loira chamada Flávia (a modelo Flávia Viana)”.

TRADUÇÃO O único momento em que os músicos esboçaram um tímido sinal de irritação ocorreu quando a tradutora começou a tropeçar nas perguntas e respostas. “Estou confuso por que falei todo esse tempo e as respostas traduzidas foram muito curtas. Todo mundo aqui sabe inglês e entende o que estamos falando?”, perguntou Stinco.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;