Economia Titulo
Jurubatuba corre para se modernizar
Por Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
23/06/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O projeto de transformar o início da rua Jurubatuba, principal pólo moveleiro da região, em um shopping a céu aberto ganhou impulso com o boom imobiliário. E tem chance de finalmente sair do papel. Lojistas, Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), Prefeitura, Sebrae e Senac estão se reunindo para tentar viabilizá-lo.

Segundo o diretor da Acisbec, Valter Moura Júnior, o projeto existe desde 1997. Nesse ano, o orçamento previa aporte de R$ 2 milhões para reformar a rua localizada no centro de São Bernardo - especializada em móveis por concentrar os fabricantes locais. Mas a modernização ‘patinou' na burocracia e os lojistas perderam mercado, principalmente para São Paulo.

"Acredito que se houver um envolvimento de todas as partes, vamos conseguir movimentar o comércio local", destacou Valter Júnior.

Para iniciar a reformar, é preciso realizar um estudo sobre os ‘gargalos' da área, No local há um terminal rodoviário, trânsito intenso e problemas de enchente. E por se tratar de um ano eleitoral, é possível que as reuniões para dinamizar o projeto se prolonguem até 2009.

Os lojistas esperam agilizar o processo para aproveitar o aquecimento do setor imobiliário. Para incorporadoras e comerciantes de móveis, esse mercado deve continuar aquecido até 2014.

Para Márcia Cristina Gonçalves, vendedora da Quarto & Quartinho, loja localizada no centro comercial moveleiro, a revitalização é indispensável para incrementar as vendas.

"Os lojistas estão muito desestimulados. Desde do início do ano atingimos as expectativas de vendas apenas em março. No restante dos meses os negócios foram muito fracos", disse Márcia.

O comércio local espera que córrego seja canalizado, para livrar a rua das chuvas que derrubam as vendas, e a criação de um estacionamento livre para estimular a vinda de consumidores. Outra vendedora que cita a estagnação das vendas é Miriam Silva, da ABC Móveis.

"As vendas continuam bem ruim por causa da situação do local e também porque o poder aquisitivo do cliente diminui. Talvez seja um reflexo dos financiamentos de casas e carros", comentou Miriam.

Para retomar as vendas, a gerente da Attualitá, Claudia Tamanaka, afirmou que a reforma da Jurubatuba é a saída para melhorar o desempenho do setor. E a loja segue à risca: passa por reforma, terá três andares, elevador e cafeteria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;