Memória Titulo
A história de uma praça e um pedido ao prefeito Marinho

Quem passa pela Banca do Bitu, na Rua Tiradentes, em São Bernardo, observa uma pracinha bem cuidada

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


DIVANIR BATISTIOLI
(Cabralia Paulista, 14-2-1941 - São Bernardo 17-7-2010)

* * *

Quem passa pela Banca do Bitu, na Rua Tiradentes, em São Bernardo, observa uma pracinha bem cuidada que faz as delícias dos passarinhos das Vilas Aurora e Santa Terezinha. Também o canteiro que divide as pistas da Tiradentes é florido. Praça e canteiro foram construídos e cuidados por Divanir Batistioli, com a ajuda de vários amigos que se encontram diariamente na banca de jornais e revistas do Bitu.

Já contamos essa história, em 2006. Mas desde então as árvores e plantas da praça cresceram. Hoje formam um verdadeiro pomar, com pés de manga, acerola, romã, goiabas (brancas e vermelhas), pitangas, manacás e até uma muda de cânfora de Jerusalém. Os transeuntes respeitam e admiram.

O espaço é público, mas quem cuida dele são os amigos da Banca do Bitu, sem qualquer ordem expressa, apenas por amor à natureza e à nossa São Bernardo. À frente de tudo, Divanir Batistioli.

Divanir é filho do Sr. Genarino e de dona Angelina. Veio para São Bernardo em 1972. Nestes 38 anos trabalhou nas Lojas Riachuelo e, durante 27 anos, na tecelagem Santa Vitória, na Rua Marechal Deodoro, como gerente comercial. Ultimamente, aposentado, vivia para a família e para o trabalho voluntário junto à praça da Banca do Bitu.

Recentemente Divanir precisou recorrer à Eletropaulo, já que localizou um pássaro que precisava de amparo no alto de um poste de eletricidade. O animalzinho corria sério risco de morrer eletrocutado. A estatal enviou dois funcionários, que o salvaram.

De repente, a partida. Divanir Batistioli não resistiu a um ataque fulminante do coração. Aos 69 anos, deixou a mulher, Edith Emília Sitta Batistioli, os filhos Divanir Junior, Paulo Cezar, Elaine Cristina e Renata, e os netos Giovanni, Otavio, Guilherme, Vinicius e Bianca. Repousa no Cemitério da Paulicéia.

Divanir deixa também os amigos do bairro e a praça e canteiro de flores que criou. Os amigos continuam a cuidar com carinho das duas áreas, e em conversa com Bitu ficamos de fazer essa homenagem aqui em Memória, com um pedido ao prefeito Luiz Marinho para que visite a pracinha e dê a ela o nome de Divanir Batistioli. O bairro ficará feliz. A cidade prestará linda homenagem ao ambientalista. E a vida continuará menos dolorida depois que Divanir partiu.

Prezado prefeito Marinho: ficam registrados o convite e o pedido público dos amigos. Espontaneamente, eles ajudam a cuidar da cidade que o senhor dirige. Detalhe: a praça fica ao lado do apartamento do presidente Lula.

Paranapiacaba
Começa a 121ª festa em louvor ao Senhor Bom Jesus de Paranapicaba. Hoje, às 19h, tríduo em louvor ao padroeiro. Tema: Senhor Bom Jesus transfigura-se e dá consolo dos enfermos. A benção será endereçada à Saúde.

A paróquia de Bom Jesus fica na parte alta da vila ferroviária.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 3 de agosto de 1980

Manchete - Avenidas marginais do Grande ABC estão no caminho das enchentes

Internacional - Explosão na estação ferroviária de Bolonha, na Itália, mata pelo menos 50 pessoas.

Política - Polícia fecha sede da Convergência Socialista em Santo André e prende dois estudantes.

Entrevista - Jornalista Zeilton de Oliveira entrevista Fernando Henrique Cardoso: "Democracia é a solução".

Editorial - E os partidos continuam indefinidos

Ribeirão Pires - Iniciada construção de ponte sobre o Ribeirão dos Pires, na Rua Bandeirantes.

EM 3 DE AGOSTO DE...
1865 - Toma posse do cargo de presidente da Província de São Paulo o conselheiro João da Silva Carrão.

1900 - A Firestone é fundada nos Estados Unidos.

1970 - Renuncia diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC, presidida por Wilson Costa Ahmanns.

1980 - Terminam os Jogos Olímpicos de Moscou, que foram boicotados pelos Estados Unidos e outros países ocidentais, em protesto pela invasão soviética ao Afeganistão.

Trabalhadores
Nascem em 3 de agosto:
1891 - Alberto Rosa. Natural de Caçapava. Servente da firma Zaparoli & Serena. Residência: Avenida Queirós Filho, 422.

1888 - Eduardo J. Gomes. Natural da Freguesia de São Pedro, Portugal. Ajudante de fabricação da Rhodia. Residência: Avenida Queirós dos Santos, 218.

1913 - Francisca de Barros. Natural de Ribeirão Pires. Sócia nº 134 do Sindicato dos Químicos. Rotuladeira da Atlantis.

1918 - José Bello. Natural de São Caetano. Operário da Zaparoli & Serena. Residência: Rua Adolfo Bastos, 252.

1925 - João de Deus Filho. Natural de Santo André. Operário da Atlantis. Residência: Rua Hungria, 74.
Fonte: 1º livro geral do Sindicato dos Químicos do ABC

SANTOS DO DIA
Gamaliel, Germano de Auxerre, Nicodemus e Pedro de Anagni (bispo italiano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;