Internacional Titulo
Encontrado manual terrorista turco em campo da Al Qaeda
Das Agências
17/11/2001 | 17:10
Compartilhar notícia


Um caderno de anotações com instruções detalhadas em idioma turco sobre como atacar os ocupantes de um carro foi encontrado em um acampamento abandonado da organização terrorista Al-Qaeda, no Afeganistão.

A descoberta do caderno no acampamento Darunta, em Jalalabad, foi o primeiro indício de que terroristas da Turquia foram treinados pela Al Qaeda, junto com árabes e vários estrangeiros islâmicos, segundo indica a rede de televisão CNN-Turk. As autoridades turcas, no entanto, se recusaram a comentar a informação.

O caderno descoberto no acampamento inclui um capítulo intitulado "Ataque com motocicleta contra um alvo em um automóvel". As instruções advertem aos atacantes que tenham cuidado com os sinais de trânsito e que viagem em direção oposta ao carro. Também adverte aos atacantes que se certifiquem de que o ocupante do veículo é a vítima correta.

O caderno contém ainda um diagrama no qual motoqueiros disparam contra um carro. Um agente do serviço de inteligência turco, que pediu para se manter no anonimato, disse que as instruções eram altamente profissionais.

O caderno foi descoberto por um repórter da BBC que visitou o acampamento após ser ocupado esta semana pelas milícias que combatem o Talibã.

Enquanto isso, segundo o canal de TV a cabo NTV, dois turcos foram capturados próximo à fronteira afegã por guardas paquistaneses.

O funcionário do posto de fronteira paquistanês Muhammed Besir Han Vezir, disse que os turcos foram capturados junto com quatro albaneses e vários paquistaneses e, ao que parece, estão ligados a Al Qaeda, acrescenta a NTV.

Vezir, no entanto, não esclareceu quando ou onde foi capturado o grupo, cujos integrantes estão sendo interrogados.

A polícia turca prendeu recentemente 12 militantes islâmicos, vários dos quais tentaram viajar ao Afeganistão para lutar contra os Estados Unidos junto aos homens de Bin Laden.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;