Política Titulo Instauradas no Legislativo
Sto.André contará com CPIs simultâneas do Semasa

Pedido de comissão apresentado por vereador do PSDB visa apuração de casos desde 1989; outra solicitação é do PT

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


A Câmara de Santo André, presidida por Pedrinho Botaro (PSDB), instaurou a segunda CPI simultânea do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Com reapresentação do requerimento, reformulado pelo vereador Professor Jobert Minhoca (PSDB), a mesa diretora da casa formalizou a abertura do bloco e, assim como fez na proposta anterior, a pedido do PT, já sorteou os integrantes do grupo. O texto solicita apuração sobre a evolução desde 1989 da dívida bilionária da autarquia andreense com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O documento pede ainda investigação em torno das responsabilidades civil e criminal, além da existência de crime de improbidade administrativa. Após polêmica na última sessão, o requerimento contabilizou 12 assinaturas, incluindo dois petistas – Bete Siraque e Luiz Alberto. Em sorteio, PT, PDT, PRB, PMN e PMB foram os partidos escolhidos para compor a comissão. Curiosamente, o tucanato, sigla do autor da proposta, ficou fora do bloco, que deve ser formado por Alemão Duarte, Zezão Mendes, Ronaldo de Castro, Toninho de Jesus e Tonho Lagoa, respectivamente. Tonho, aliás, irá integrar as duas CPIs do Semasa – a primeira, instalada na terça-feira, trata de eventuais irregularidades nos contratos e convênios entre a autarquia e Sabesp.

Minhoca alegou que, apesar de satisfeito com a instauração da comissão, fica uma ponta de frustração pela ausência do bloco. De acordo com o regimento, o sorteio se dá entre as bancadas e não estabelece vaga ao proponente. “Mas, de qualquer forma, vou participar (do andamento), sugerir questionamentos, indicar os possíveis convocados, ex-prefeitos, ex-superintendentes, diretores financeiros para levantar como se chegou a esse passivo (de R$ 3,4 bilhões), visando responsabilizar quem tiver culpa de os valores atingirem esse patamar”, disse, citando que a situação “é caixa-preta”.

Na mesma condição da CPI apresentada pelo PT, a tramitação da comissão está suspensa – o período será para parecer técnico do setor jurídico. Isso porque vereadores coautores estavam ausentes da plenária.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;