Política Titulo Demanda antiga
Estado inicia descentralização da farmácia por S.Bernardo

Com Doria, Morando assinou convênio para distribuir remédio de alto custo no Poupatempo

Daniel Tossato
do dgabc.com.br
04/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), iniciou o processo de descentralização da farmácia de alto custo por São Bernardo, em acordo firmado com o prefeito Orlando Morando (PSDB), na manhã de ontem no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. A proposta é que a unidade esteja funcionando no prazo de 30 dias, nas dependências do Poupatempo da cidade.

O convênio foi assinado entre as partes envolvidas, dando largada à medida, antiga demanda firmada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O vice-prefeito Marcelo Lima (PSD) e a deputada estadual Carla Morando (PSDB), de São Bernardo, acompanharam o encontro.

A distribuição de medicamentos está hoje concentrada no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Mesmo com a mudança, os pacientes que já utilizam o serviço não precisarão realizar novo cadastro. A intenção do Estado é fazer o arranjo dos remédios em outras unidades de Poupatempo da região, como de Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá.

Morando afirmou que quem ganha é o morador da cidade, assim como o Hospital Mário Covas, que a partir de maio passa a ficar desafogado. O Diário publicou série de reportagens denunciando inúmeras filas formadas no equipamento de saúde para a retirada de remédios específicos. O período de espera, em alguns dias, chegava a durar até seis horas. “Quem ganha é o morador da cidade e também o Hospital Mário Covas, já que muitas pessoas que retiravam os remédios lá não precisarão mais”, sustentou o tucano.

Para o prefeito de São Bernardo, a capacidade da unidade que funcionará no Poupatempo poderá atender toda a demanda existente na cidade. “Foram realizados todos os testes, até por membros da Secretaria Estadual de Saúde, e foi comprovado que nossa proposta é viável”, destacou Morando. “O desejo é que as demais cidades (do Grande ABC) também realizem a ação, como foi discutido no Consórcio”, emendou Morando.

Na avaliação de Doria, o convênio foi realizado por meio de recomendação do prefeito de São Bernardo. “A farmácia descentralizada irá agilizar a entrega de medicamentos específicos em parceria com o governo do Estado.”

A descentralização da farmácia de alto custo é pleito que se arrasta junto ao Palácio dos Bandeirantes há pelo menos oito anos. Existem registros de interlocuções formais desde 2011. Em determinado tempo, não houve avanços e chegaram a ficar paralisadas durante a gestão do ex-governador Márcio França (PSB). Essa pauta foi incluída em janeiro entre itens prioritários requeridos a Doria. “A confirmação da descentralização da farmácia de alto custo, instalada no Hospital Mário Covas, contempla mais uma demanda dos municípios do Grande ABC. É uma medida necessária e urgente para agilizar o acesso dos pacientes aos medicamentos e acabar com a superlotação da única unidade disponível na região”, relatou o presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), questionado sobre o termo.

Tucanos firmaram vínculo para abertura de Baep e pátio de veículos

Durante a agenda ontem pela manhã no Palácio dos Bandeirantes, São Bernardo e o governo de São Paulo assinaram outros dois convênios, além da descentralização da farmácia de alto custo. Em medida considerada pioneira no Estado, em um dos vínculos acertados no encontro, a cidade gerida por Orlando Morando receberá unidade do COI (Centro de Operações Integradas), que reunirá todas as forças policiais em apenas um local.

A PM (Polícia Militar), a Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal) ocuparão o espaço no qual antes abrigava a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade e o espaço previsão para ser inaugurado em agosto deste ano. O prédio foi completamente reformado pela iniciativa privada e também contará com apoio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal.

A intenção é alinhar as ações estratégicas entre as forças policiais e agilizar seus procedimentos. “Vamos entregar o COI na primeira semana de agosto com padrão exigido pelo governo do Estado”, declarou Morando. “O COI também agregará apoio de toda atividade da Defesa Civil e segurança pública, além de atendimento a toda população”, pontuou João Doria, em discurso. O governador acrescentou que o correligionário o procurou na primeira semana após a posse no cargo, citando que atuaria para que a primeira unidade fosse instalada em São Bernardo. “Morando disse que ia trabalhar com investimento e infraestrutura para construir e preparar (o plano). E assim aconteceu como previu o prefeito.”

Outro convênio assinado na reunião foi a parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). A entidade irá administrar um dos pátios da cidade, tanto para o recolhimento de veículos, quanto para outros tipos de serviços.

“A questão do pátio (de veículos) também é importante. Esse convênio com o Detran fará com que a Prefeitura siga as regras do Detran e permite que a PM e a Polícia Civil também utilizem este equipamento”, pontuou o prefeito de São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;