Cena Política Titulo
Prisão de Temer ainda provoca ruídos
Por Fábio Martins
23/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer (MDB) na quinta-feira provocou forte impacto na classe política, principalmente pela narrativa de guerra anticorrupção que volta à tona e após reveses recentes da Lava Jato. Prefeitos do Grande ABC se posicionaram em relação à detenção do emedebista, mesmo ainda sem condenação, sob a alegação de obstrução de Justiça. O chefe do Executivo de Santo André, Paulo Serra (PSDB), citou que o episódio gera misto de reflexões. “Se por um lado é triste ver ex-presidentes do Brasil sendo presos, por outro lado, renova a esperança de que nosso País está sendo passado a limpo e a corrupção não seguirá impune. Aqueles que forem investigados e considerados culpados, devem ser punidos no rigor da lei.” Já Orlando Morando (PSDB) seguiu linha parecida, dizendo ser lamentável a situação, mas que a prisão é mais um importante passo na moralização política do País. “A Justiça deve representar plenamente a nossa sociedade e ser, absolutamente, igual para todos. Não pode mais haver espaço para privilégios, seja de quem for.”

BASTIDORES

Ato do Congresso
Demorou, mas vingou. Em ato da presidência da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia (DEM) decidiu criar comissão especial na casa destinada a emitir parecer ao projeto de lei de número 4.881/12, do então parlamentar e ex-prefeito de Diadema José de Filippi (PT), que institui diretrizes da política metropolitana de mobilidade urbana, cria pacto metropolitano de mobilidade e o sistema de informações dos transportes metropolitanos, com a autoridade metropolitana de Transportes e o fundo de transporte público. A comissão será composta de 34 integrantes titulares e outros 34 suplentes.

Teatro Municipal
Projeto em discussão no Legislativo de Santo André, de autoria do Executivo, trata sobre mudança no nome do Teatro Municipal, atualmente denominado Antônio Houaiss (morto em 1999), em homenagem ao ex-ministro da Cultura do governo Itamar Franco. A proposta do Paço troca a menção para Maestro Flávio Florence. O texto já foi adiado por algumas sessões na casa. O vereador Eduardo Leite (PT), filho do ex-parlamentar Antonio Leite, autor da atual honraria, citou não ver problemas na alteração e que não faria cavalo de batalha, porém, queria entender a situação.

Assuntos relevantes
Por falar no Legislativo andreense, a casa instituiu comissão de assuntos relevantes destinada a estudar o impacto socioeconômico na cidade causado pelo iminente fechamento da fábrica da Ford, localizada em São Bernardo. O prazo de funcionamento, inicialmente, será de seis meses, podendo ser prorrogado – a composição deverá ser formada por cinco vereadores. A saída da companhia norte-americana pode impactar na demissão de 2.800 funcionários diretos e quase 25 mil empregos indiretos.

Impacto das enchentes
Os vereadores de Diadema deram aval, em dois turnos, incluindo sessão extraordinária, a projeto do governo Lauro Michels (PV) que isenta do valor do IPTU de 2019 as famílias que tiveram imóveis atingidos pelas chuvas. As prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá (bairro Capuava) encaminham ou já efetivaram lei semelhante tendo como mote minimizar o impacto das vítimas das enchentes que assolaram o Grande ABC neste mês.

Termo de concessão
O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), assinou termo de concessão de área pública na Rua Conde de Sarzedas para o Jeep Clube de Ribeirão Pires. A medida, segundo apontou o socialista, deve contribuir com a zeladoria do espaço, situado ao lado da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. No local, o grupo, que desenvolve ações solidárias, promoverá a tradicional atividade chamada Queima da Mortadela. O Paço fará ato simbólico da cessão ainda neste mês. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;