Economia Titulo Na Alemanha
Ford anuncia demissão de 5.000 funcionários por PDV

Medida, que visa redução de custos estruturais, também será implantada no Reino Unido

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
16/03/2019 | 07:13
Compartilhar notícia
USP Imagens


A Ford Company Motors, montadora norte-americana, anunciou a demissão de 5.000 funcionários na Alemanha, incluindo trabalhadores temporários, por meio da abertura de PDV (Programa de Demissão Voluntária). Em comunicado divulgado ontem, a companhia afirmou que a ação é parte de processo de transformação na Europa, anunciado no início do ano, que tem entre os objetivos a diminuição de custos estruturais e eliminação de funções com menor valor agregado.

A empresa também vai abrir PDV para os funcionários do Reino Unido, sendo que o número de empregados impactados ainda não foi divulgado. Segundo o comunicado, a ação é necessária para que a Ford retorne à lucratividade sustentável.

Nesta semana, ela também anunciou o fechamento de unidade fabril em Blanquefort, na França. O local produz caixas de câmbio e emprega 850 trabalhadores. O encerramento das operações vai render à montadora o desembolso de 20 milhões de euros para o governo e média de 190 mil euros para a indenização de cada operário.

Em 19 de fevereiro, a montadora disse que fechará planta de São Bernardo, que emprega diretamente 2.800 pessoas, em novembro. A decisão foi justificada pela saída da montadora do segmento de fabricação de caminhões na América Latina. A planta produz três modelos de pesados, além do automóvel New Fiesta, e está com a produção paralisada desde a data do anúncio.

Na quinta-feira, após a fabricante ter sinalizado a demissão de 700 pessoas em Camaçari, na Bahia, o sindicato local fez acordo de estabilidade aos trabalhadores por um ano, no entanto, vai abrir PDV no mês que vem.

MANIFESTAÇÃO - Os trabalhadores da planta da região fizeram ontem manifestação em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, pouco antes da cerimônia de posse dos deputados estaduais. De acordo com o SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), o objetivo foi chamar atenção dos legisladores para a luta pelos empregos na montadora. Participaram da ato cerca de 800 pessoas.

“Os trabalhadores da Ford têm de ser respeitados. O sindicato já esteve aqui conversando com o presidente da assembleia e obteve a garantia de que os deputados estão conosco nessa mobilização”, destacou Adauto de Oliveira, integrante do comitê sindical na Ford. O deputado estadual Teonílio Barba (PT) reforçou o apoio da casa e adiantou que vai lutar pela instalação de CPI das isenções fiscais. “A Ford está sendo irresponsável ao se retirar de São Bernardo. Ela recebeu bilhões em incentivos fiscais nos últimos anos”, afirmou ele, referindo-se aos R$ 7,5 bilhões oferecidos a Camaçari. A deputada Carla Morando (PSDB) também participou do ato.

(Colaborou Daniel Tossato) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;