Setecidades Titulo Atenção
Após tragédias, região executa obras contra enchente e deslizamento

Medida ocorre depois de o governo do Estado decretar situação de emergência nas sete cidades

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
16/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Menos de uma semana após forte temporal causar a morte de dez pessoas no Grande ABC, municípios da região iniciaram ontem a contratação de obras visando o combate às enchentes. O pacote de intervenções – possível após as cidades terem decretado situação de emergência – abrange desde trabalhos que visam a manutenção de reservatórios até construção de encostas em áreas vulneráveis.

Primeira cidade a tomar a iniciativa, São Bernardo executa pelo menos duas frentes de trabalho. A primeira diz respeito à contratação de bombas e geradores externos para eliminar alagamentos nas estações elevatórias, como é o caso do piscinão localizado na Vila Vivaldi, próximo ao bairro Rudge Ramos, uma das regiões mais afetadas pela chuva. Paralelamente, a administração municipal executa a contratação de veículos e máquinas adicionais necessárias para atender deslizamentos, fazer limpeza de vias e a retirada de árvores.

Em Ribeirão Pires, palco de tragédia que vitimou quatro pessoas da mesma família, a Prefeitura diz encaminhar projetos voltados à contenção de encostas, com a construção de muros de arrimo. A medida visa preservar áreas consideradas de alto risco para desastres naturais, como a Rua Alexandrina da Silva Aguiar, onde, no domingo, houve deslizamento de terra. Ontem, a área teve interdição de mais três moradias – chega a 66 o número de imóveis interditados pela Defesa Civil, sendo 15 parcialmente, e o órgão diz avaliar a possibilidade da desapropriação de imóveis ou terrenos sob perigo de desmoronamento.

Outras três cidades das região prometem apresentar, na próxima semana, plano de obras emergenciais para combate às enchentes e preservação de áreas de risco. São elas: Santo André, São Caetano e Diadema. Além disso, conforme antecipado pelo Diário, os sete municípios prometem, juntos, conceder desconto na conta de água a famílias atingidas pela chuva.

A iniciativa conjunta integra acordo feito junto ao governo do Estado. Na oportunidade, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decretou situação de emergência nas sete cidades do Grande ABC. A partir de agora, órgãos estaduais ficam autorizados a prestar apoio à população, enquanto os municípios, além de poderem realizar contratação de obras e serviços emergenciais, podem liberar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) às vítimas das enchentes.

Os efeitos da medida, publicada no Diário Oficial do Estado ontem, são retroativos ao dia 11 de março e valem por 180 dias.

Consórcio recebe doação de fogão para famílias vítimas das chuvas

A solidariedade da população da região foi tanta que até fogão novo o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC recebeu para encaminhar às famílias que sofreram danos pessoais e materiais com as chuvas fortes registradas na noite de domingo e madrugada de segunda-feira e que deixaram dez mortos.

Uma das maiores salas da sede da entidade regional, localizada no Centro de Santo André, está lotada de mantimentos e itens para limpeza e higiene pessoal. Foram recebidas, até o fim da tarde de ontem, dezenas de cestas básicas, além de diversos pacotes individuais de arroz, feijão, macarrão, leite, farinha de trigo, molho de tomate e óleo de soja. A entidade recebeu ainda itens para higiene pessoal, como papel higiênico, fraldas, pasta de dentes e sabonetes.

“Orientamos às equipes de fundo ou assistência social das sete cidades que venham retirar as doações na sede do Consórcio”, afirma a coordenadora de programas e projetos da entidade regional, Maria Gracely Batista Marques.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;