Direitos do consumidor Titulo
Saiba os seus direitos em casos de recall

Empresas devem avisar os consumidores sobre problemas em seus produtos

Por Idec
22/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Diante de um item inseguro no mercado, como é o caso mais recente do suco de soja AdeS de maça, contaminado com produto de limpeza, o fornecedor (o fabricante ou, no caso de importados, o importador) deve chamar a atenção da população sobre a periculosidade do item.

 O consumidor deve ser informado também sobre os procedimentos a serem adotados para sanar o defeito, evitando, assim, acidentes de consumo.

 De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o fornecedor não poderá colocar no mercado um produto ou serviço que ele saiba (ou deveria saber) que apresenta alto risco à saúde ou segurança do consumidor. No entanto, se o fornecedor tiver conhecimento da periculosidade somente depois da introdução do item ao mercado, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários. Tal prática é denominada como recall.

 Apesar de a Unilever já ter realizado o recall do AdeS sabor maçã (96 unidades, segundo a empresa), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu suspender todos os lotes fabricados na linha de produção na qual foi identificada a falha, ao menos até que a agência reguladora tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema. Caso se confirme que a ameaça foi, de fato, solucionada, e não atingiu outros lotes, os produtos serão liberados pela Anvisa.

 Atenção: recall suco de maça AdeS - Para os consumidores que detectarem problemas, é recomendado entrar em contato com a fabricante das linhas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), no número 0800 707 0044, ou no e-mail sac@ades.com.br. A Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento pelo telefone 0800 642 9782.

 Caso o consumidor não consiga resolver o problema junto ao fornecedor, a próxima alternativa é entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor, como Procon de sua cidade, ou ainda, procurar a Justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;