Setecidades Titulo Santo André
Semasa fará outro estudo para ampliação de aterro
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
12/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) tem prazo de 40 dias para apresentar estudo sobre descontaminação do solo do aterro localizado no bairro Cidade São Jorge. O equipamento funciona atualmente em área de 6.000 m², mas a intenção da autarquia é ampliar a utilização para outro espaço, de 40 mil m². Atualmente a maior parte dos dejetos é enviada para o aterro particular Lara, em Mauá, que está sobrecarregado e recebe resíduos das outras seis cidades da região. Hoje, das 800 toneladas de lixo geradas pelo município, apenas 10% seguem para o aterro andreense.

Em dezembro, o empecilho para a liberação era a conclusão do estudo sobre tratamento do chorume (líquido gerado na decomposição), além do laudo sobre contaminação do solo. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que aguarda o envio da documentação para emitir a concessão da licença. Caso o equipamento consiga a permissão de funcionamento em sua totalidade, a vida útil será estendida para mais 14 anos. Em funcionamento desde 1986, o aterro recebe aproximadamente 18 mil toneladas de lixo por mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;