Esportes Titulo
História do skate brasileiro é transportada para as telonas
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
30/08/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


A história do skate nacional começa a ser eternizada a partir de sábado, durante o GAS Festival, que vai agitar a Chácara do Jóquei, em São Paulo. O cineasta Daniel Baccaro irá mostrar a trajetória de quatro amigos, que são estrelas da modalidade no Brasil: Bob Burnquist, Lincoln Ueda, o Japonês Voador, Sandro Dias, o Mineirinho, e Cristiano Mateus.

Eles serão protagonistas do filme Vida sobre rodas e se apresentarão no half pipe (pista vertical) montado especialmente para celebrar o encontro. O lançamento do filme aconteceu quarta-feira no restaurante do MAM (Museu de Arte Moderna), no Parque do Ibirapuera. Um espaço muito especial para todos eles: "Há 19 anos, fomos proibidos pelo prefeito Jânio Quadros de andar de skate no Ibirapuera. Nada melhor do que apresentar o longa neste local", lembra Baccaro.

Além de produzir as imagens no festival, o diretor vai utilizar cerca de 500 horas de filmagens produzidas por Cristiano Mateus em VHS.

Baccaro deixou claro que o filme não contará apenas com manobras radicais. "Vamos contar a trajetória de cada um no skate. São histórias de vida distintas, que se cruzam na pista da Ultra, construída pelo pai do Cristiano, no final da década de 1980", lembrou.

A pista, que ficava no bairro do Morumbi, era o quartel-general dos amigos, que burlavam a proibição de Quadros. Ela ultrapassou os muros do Ibirapuera e foi estendida para toda a cidade.

O andreense Sandro Dias ficou satisfeito ao ser chamado para o projeto. O skatista e Baccaro são amigos de longa data e também inventavam diferentes manobras na antiga pista de São Bernardo. "Nada melhor do que ver um filme ser produzido por um grande amigo. Alguém que conheceu de perto a realidade do skate nacional", afirmou.

A idéia do longa surgiu após o acidente de carro sofrido por Cristiano Mateus, nos Estados Unidos, em 2000. O skatista quebrou a perna em inúmeros lugares e os médicos decretaram a sua aposentadoria. "Ele deu a volta por cima e provou que poderia voltar às pistas", disse o andreense.

Além do evento na Chácara do Jóquei, o longa será rodado em Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Califórnia (EUA).O filme deve ser lançado em janeiro de 2008.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;