Setecidades Titulo
Brasil tem 24 cidades com risco de surto da dengue
Por
07/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Subiu de 15 para 24 o número de cidades com risco de surto de dengue no Brasil. Atualização feita pelo Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) apresentada pelo Ministério da Saúde revela ainda que o número de cidades em estado de alerta para a doença passou de 123 para 154. "São números preocupantes", afirma o coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Evelim Coelho. Ele garante, porém, ainda haver mecanismos para se tentar evitar que o País enfrente nova epidemia no próximo ano. "Mas para isso é preciso mobilização imediata das autoridades e da população." Duas capitais, Rio Branco (Acre) e Porto Velho (Rondônia), estão no grupo das cidades que apresentam risco de epidemia no verão. Além disso, outras 14 capitais estão em estado de alerta. Entre as cidades com essa classificação, o pior indicador foi registrado em Salvador, com índice de infestação de 3,5. Uma das maiores preocupações é a circulação do sorotipo 4 de dengue em Roraima.

Como nunca houve epidemia provocada por esse sorotipo, em tese todos são suscetíveis à doença no País. A capital de Roraima apresenta um número de criadouros do mosquito transmissor suficiente para que ela seja considerada em estado de atenção. Giovanini, no entanto, afirma que a concentração de criadouros na capital não é determinante para que a doença se alastre pelo País. "Isso está muito mais associado ao trânsito de pessoas de outros Estados." Dos Estados analisados, o Acre já apresenta um número significativo de casos da doença. "Ainda não podemos falar em epidemia. Mas são índices altos", diz Giovannini.

Hoje, técnicos do ministério deverão fazer uma nova análise sobre Estados de maior risco da doença e definir prioridades de ações para essas localidades. São eles: Rio, Bahia, Pernambuco, Piauí, Pará, Ceará, Amazonas, Maranhão e Amapá. Os Estados são considerados prioritários por apresentar grande concentração de criadouros e não ter tido no ano passado circulação do sorotipo 1 do vírus da dengue.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;