Esportes Titulo Grupo H
Em ótima fase, Polônia aposta no faro de gol de Lewandowski

Atacante é o maior artilheiro da seleção, que busca igualar Mundiais de 1974 e 1982

João Victor Romoli
Do Diário do Grande ABC
12/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Associação Polonesa de Futebol/Divulgação


De volta à Copa do Mundo após 12 anos, a cabeça de chave Polônia tentará repetir os Mundiais de 1974 e 1982, quando ficou em terceiro lugar. Apostando no atacante Lewandowski, maior artilheiro da história da seleção, com 51 gols, a equipe busca manter o rendimento que teve nas Eliminatórias para a competição na Rússia.

Isso porque a campanha da Polônia para chegar ao Mundial foi sólida. Em dez jogos, o país obteve oito vitórias, um empate e uma derrota, além da liderança de grupo, que contava com Dinamarca, Armênia e Romênia. A trajetória, porém, deixou os torcedores preocupados com o sistema defensivo, já que foram 14 gols sofridos.

Para a disputa da Copa, o que tranquiliza a comissão técnica é o fato de a seleção ter um dos maiores goleadores do futebol na atualidade. Dos 28 tentos marcados pela Polônia nas Eliminatórias, 16 foram do artilheiro Lewandowski, deixando para trás Cristiano Ronaldo, que anotou 15. Aos 29 anos, o atacante disputará o primeiro Mundial da carreira.

O fato curioso é que o país tem atleta brasileiro entre os 23 convocados. Trata-se do zagueiro Thiago Cionek, 32 anos, que nasceu em Curitiba e atualmente defende o Spal, da Itália. O jogador conseguiu a cidadania em 2011 e já acumula 17 partidas pela seleção polonesa.
O goleiro Szczesny e os meias Krychowiak e Kuba são outros destaques da equipe do técnico Adam Nawalka, que tem o trabalho bastante elogiado. Com conceitos de jogo modernos, ele não mantém esquema fixo, uma vez que muda de acordo com o adversário da vez.

TIME BASE:
Szczesny; Piszczek, Bednarek, Pazdan e Rybus; Linetty, Krychowiak e Zielinski; Kuba, Grosicki e Lewandowski.

Colombianos esperam repetir 2014

Com totais condições de avançar às oitavas de final, a Colômbia chega à Rússia tentando repetir a última Copa do Mundo, no Brasil. Na ocasião, a equipe realizou sua melhor participação em Mundiais, já que chegou com 100% de aproveitamento nas quartas de final, sendo eliminada pelo Brasil, ao ser derrotada por 2 a 1.

A seleção conta com a experiência do técnico José Pekerman, que vai para a terceira Copa, a segunda pela Colômbia. Ele também comandou a Argentina, em 2006. O futebol que tem como característica o toque de bola é o que faz os torcedores acreditarem em algo maior. A aposta, aliás, vai novamente no setor ofensivo, que tem James Rodriguez, Cuadrado e Falcao Garcia.

A lista dos 23 convocados ainda conta com o atacante Borja, do Palmeiras. O atleta, porém, deve começar a competição na reserva.

TIME BASE: Ospina; Arias, Mina, Sánchez e Díaz; Barrios, Carlos Sánchez e James Rodriguez; Cuadrado, Uribe e Falcao Garcia.

Depois de demitir técnico, Japão mira se reconstruir na Copa do Mundo

O Japão tenta se reconstruir para fazer boa campanha em sua sexta Copa do Mundo. Isso porque a equipe mudou de treinador em abril e agora deposita todas as fichas na união e na experiência de seus jogadores.

Com isso, essa missão, principalmente, fica com os meias Honda e Kagawa. Eles voltaram a ser chamados para a seleção com o novo técnico Akira Nishino, que ainda não venceu no comando da equipe.

TIME BASE: Kawashima; Sakai, Yoshida, Makino e Nagatomo; Oshima, Hasebe, Honda e Kagawa; Haraguchi e Osako.

Senegal retorna ao Mundial confiando no atacante Mané e no técnico Cissé

Em sua segunda Copa do Mundo, Senegal tentará surpreender no grupo mais equilibrado da competição. A equipe confia na eficiência do atacante Mané e no papel de herói do técnico Aliou Cissé, que era jogador quando o país avançou às quartas de final do Mundial, em 2002.

Arma da seleção, o jogador do Liverpool chega com destaque na temporada, principalmente pelo vice-campeonato da Liga dos Campeões.

TIME BASE: Abdoulaye Diallo; Sanei, Koulibaly e Kara Mbodji; Sabaly, Gueye, Kouyaté e Ciss; Sadio Mané, Konaté e Moussa Sow.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;