Nacional Titulo
Salvador faz festa para Iemanjá
Do Diário do Grande ABC
01/01/1999 | 17:44
Compartilhar notícia


Iemanjá, a rainha das águas, tem o seu dia de glória esta terça-feira, na Praia do Rio Vermelho, na capital baiana. A festa é uma das mais bonitas do verao de Salvador e, apesar de ser organizada pelos adeptos e simpatizantes do Candomblé, conta com a participaçao do povo em geral. A Igreja Católica, porém, fica de fora.

Descrita como uma bela e vaidosa sereia, a orixá Iemanjá recebe no dia 2 de fevereiro, milhares de presentes entre bijuterias, flores e perfumes. As oferendas sao depositadas em 300 balaios que os pescadores da colônia de pesca do Rio Vermelho levam para o mar, no final da tarde. Ao longo do dia, as ruas próximas à praia ficam tomadas de barraquinhas de bebidas e comidas típicas ao som de muito samba até madrugada do dia seguinte.

Lenda - A origem da festa já se incorporou às lendas da cidade. O culto à orixá ganhou força entre os negros que sobreviviam como pescadores no litoral baiano.

Conta uma antiga lenda, que a festa do dia 2 nasceu quando Iemanjá caiu na rede de pesca do xaréu, no mar do Rio Vermelho. O pescador-chefe da colônia decidiu levar a orixá à capela do bairro, construída na primeira metade do século 19 (atualmente fechada) e obrigou-a a assistir à missa católica.

Humilhada, Iemanjá teria chorado durante todo o tempo. Após ser finalmente solta, a orixá fez sumir os peixes da regiao. É por causa disso que até hoje os pescadores oferecem presentes a Iemanjá para garantir uma rede cheia de peixes durante o ano todo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;