Política Titulo Ruído
Crise no PT de São Bernardo deve afetar candidaturas

Interferência de apoios e saída de quadros para o PV causaram novo racha na legenda

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
24/05/2018 | 07:15
Compartilhar notícia


A distribuição de apoios nas campanhas a deputado dos nomes do PT de São Bernardo no pleito deste ano deflagrou mais uma crise no diretório municipal. A direção da legenda na cidade, capitaneada por Brás Marinho (irmão do ex-prefeito Luiz Marinho, atual presidente estadual do petismo), tem interferido diretamente nas negociações entre os deputados estaduais Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e Teonilio Barba, gerando turbulência.

Neste ano, Ana do Carmo concorrerá a uma cadeira de deputada federal, enquanto Luiz Fernando e Barba tentam reeleição na Assembleia Legislativa. Até agora, a dobrada oficial do PT de São Bernardo é entre Ana do Carmo e Luiz Fernando, mas o Diário apurou que o alto comando da legenda pressiona antigos aliados de Ana do Carmo a apoiar Barba em vez de Luiz Fernando. Brás, por exemplo, é funcionário do gabinete de Ana.

Por outro lado, parte do grupo ligado a Luiz Fernando decidiu deixar o petismo, aumentando especulações sobre uma suposta saída do deputado estadual do PT – o parlamentar é um dos nomes cogitados para concorrer à Prefeitura em 2020, assim como Marinho.

O Diário publicou na semana passada que o ex-secretário de Esportes José Alexandre Pena Devesa e outros ex-funcionários do gabinete do vereador José Luís Ferrarezi (PT), aliado de Luiz Fernando, assinaram ficha de filiação no PV – inclusive estão no comando do diretório local. Para piorar o cenário interno, José Alexandre deve ser candidato a deputado federal pelo PV, dividindo espaço com Ana do Carmo.

Procurado pelo Diário, Luiz Fernando afirmou que não enxerga qualquer risco de o assunto interferir na dobrada dele com Ana do Carmo. “Não vejo nenhuma articulação para prejudicar minha candidatura ou a da Ana. Tentei dissuadir o Zé Alexandre desta candidatura. Ele sempre militou, foi secretário, é uma das referências que o PT tinha na área do esporte. Tenho estado com o Ferrarezi e ele faz parte da coordenação da minha dobrada com a Ana do Carmo, tenho feito várias agendas com ele.”

Já Ferrarezi destacou que a saída de aliados políticos da legenda não causa desconforto dentro do partido. “Sou fiel ao partido. Sempre incentivei as pessoas que me cercam a participarem da vida política. Da minha parte, não prejudica em nada. Meu gabinete e eu apoiamos o Luiz Fernando e a Ana do Carmo.”

Em novembro de 2017, o Diário mostrou que o PT de São Bernardo vivia outra crise, desta vez com diferenças entre parte da bancada de vereadores com o comando municipal. Enquanto os parlamentares evitam fazer oposição sistemática ao governo tucano de Orlando Morando, as cobranças do diretório causam incômodo aos vereadores, que em alguns casos não descartavam sequer deixar a legenda.

Brás não retornou aos contatos da equipe do Diário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;