Memória Titulo
A noite da redenção do futebol do Grande ABC

Parque Antártica, terça-feira à noite, 1º de dezembro de 1981...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Parque Antártica, terça-feira à noite, 1º de dezembro de 1981. Ao vencer o 15 de Piracicaba por 3 a 1, em tempo normal, sem necessidade de prorrogação e cobrança de pênaltis, o EC Santo André tornou-se o primeiro clube do Grande ABC a ascender, em campo, jogando, ao principal campeonato do futebol de São Paulo.

Outros clubes também disputaram o campeonato maior do futebol paulista, em tempos imemoriais e mais recentemente, como o velho Saad EC. Mas estes participaram com Corinthians, Palmeiras, São Paulo etc, como convidados. O Santo André, não. Ganhou na raça, disputando, suando a camisa.

Se perdesse aquele terceiro e decisivo jogo frente ao 15, teria, como o 15 teve, a chance de subir para o campeonato de 1982, no chamado rebolo, disputando com o último colocado do Paulista em 1981, o São Bento, de Sorocaba. O 15 disputou o rebolo. Perdeu. O São Bento permaneceu na elite.

Mas hoje o que vale é lembrar o 1-12-1981 e daqueles craques que aparecem saudando a torcida. Foto batida, a viatura do jornal retornou correndo à Redação, trazendo o filme com a foto feita pelo repórter-fotográfico João Colovatti a tempo de ser publicada no dia seguinte. Depois, o sofrimento em campo, nas arquibancadas e no acompanhamento do jogo pelo rádio. Vibraram: o locutor Rolando Marques, o comentarista Oswaldo Lavrado, o repórter de campo Jurandir Martins. Vibrou o Diário na Redação da ficha técnica que estampamos hoje, 30 anos exatos depois.

MANCHETE

Finalmente, Santo André é o campeão da Segunda (cf. Diário, quinta-feira: 2-12-1981).

Santo André: Tonho; Zé Carlos, Tutu, Rubão e Dodô; Soni, Piorra e Arnaldo; Paulo Borges (depois Radar), Lance (depois Freitas) e Da Silva.15 de Piracicaba: Pizelli; Alan, Ailton Luís, China, Ademir e Vadinho; Rogério e Zezinho; Serginho (depois Tarugo), Orlei e Brandão.

Gols: Paulo Borges aos 21 minutos do primeiro tempo, Rubão aos 7, Radar aos 25 e Vadinho aos 43, todos no segundo tempo.

Árbitro: Oscar Scolfaro.Renda: 3 milhões 868 mil e 400 cruzeiros.Público: 16.225 pagantes.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 1º de dezembro de 1981

Manchete - Volkswagen suspende plano das demissões voluntárias; operários da Coferraz optam por greve legal.

Grande ABC - Comércio até as 22h a partir de hoje.

São Bernardo - Inauguradas ontem à noite as novas instalações do Mercado Municipal, à Avenida Armando Ítalo Setti, com 54 boxes.

- Após o fracasso do sistema de parquímetros, a Zona Azul a partir de hoje.

Editorial - Agesbec, empresa viável, também se perdeu.

Futebol - São Paulo FC, bi do Paulista: 2 a 0 frente à Ponte Preta, no domingo.

Polícia - Brasília cai na Billings e família morre afogada; cinco mortes na Estrada do Rio Acima, em São Bernardo.

EM 1º DE DEZEMBRO DE...
1896 - Antonio Richter nasce no Núcleo Colonial de São Bernardo. A família era apelidada Ferrarão. Sr. Antonio viveu mais de 100 anos e foi colaborador desta página Memória.
1971- Casas Pernambucanas inauguram filial em Mauá: Avenida Barão de Mauá.

Trabalhadores

Nascem em 1º de dezembro:

1908 - Olga Nunes Alves, de Taquaritinga (SP). Operária da Cotelessa. Residia na Vila Aparecida, em Ribeirão Pires.
1921 - Alcides Pegoretti, de São Paulo. Operário da Rhodia. Residia na Fazenda da Juta.
1935 - Samuel Soares Cardoso, da Bahia. Pedreiro da IRFM. Residia na Vila Alpina.
1936 - Antonio Neves, industriário da Coral. Residia à Avenida Dom Bosco, 859.Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA 
Cândida de Roma, Elói, Maria Clementina Anuarite e Naum. Bem-aventurado Charles de Foucauld.
Santo Elói ou Elígio (Chaptelat, França, 588 - Holanda 660). Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives.Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br . 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;