Memória Titulo Memória
E lá se foi a mansão dos Pierre Saby...
Por Ademir Medici
02/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Usuário critica os serviços na estação de São Bernardo. É interessante a linguagem que ele usa: ‘desarranjo na caixa craniana’; ‘tais e tantas são as irregularidades que ali se verificam diariamente que só mesmo indo ver... A polícia de costume que se dê a esse incômodo’.” Fonte: Folha da Manhã, 22/6/1929, em pesquisa de Maria Claudia Ferreira.

---
Adiantamos novas fotos a serem expostas pelo Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa em exposição que está sendo preparada para este mês de abril, do aniversário oficial da cidade. Mais uma vez abrigamos a pesquisa divulgada pela pesquisadora Maria Claudia Ferreira, que mostra as fotos enviadas pelo professor João Bosco Santos – Bosco e Claudia já entrevistados no programa Memória do DGABC-TV.

Bosco descreve o seu achado:
- As fotos seguintes dão uma ideia da voracidade da especulação imobiliária, ou do progresso, como queira.
n A mansão pertenceu à família dos proprietários da empresa Pierre Saby.
- Localização: um amplo terreno situado no bairro Campestre. A frente dava para a Rua João Ribeiro. A lateral, para Rua Porto Carreiro. Os fundos para a Rua das Figueiras.
- A mansão foi demolida e cedeu espaço a um grande condomínio vertical.
- Essas fotos eu as tirei uma semana antes da demolição, com a permissão da moradora.

Arremata Maria Claudia:
- As imagens me surpreenderam. Eu tinha outra foto, tirada há muitos anos, que mostra o local da casa. Mas eu não imaginava que era uma mansão.

Diário há 30 anos..
Terça-feira, 29 de março de 1988 - ano 30, edição 6713
Empresas & Empresários – O Diário publicava, às terças-feiras, uma página focalizando o mundo econômico regional. Nesta edição foram entrevistados dois capitães industriais de Mauá e São Caetano.

“Na década de 1940 elas foram de grande importância para a economia da região. Hoje as fábricas de porcelana e de cerâmica vivem dificuldades e esperam ajuda para fugir da insolvência”
(cf. Giovanni Lorenzon, diretor da Porcelana Rex, de Mauá).

“Na Pan a preocupação é com a qualidade”
(cf. Oswaldo Falchero, presidente da Pan, Produtos Alimentícios, de São Caetano).

Nota - O Banco de Dados do Diário guarda os negativos com as fotos dos dois executivos, imagens tiradas três décadas atrás.

HOJE
- Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
- Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Em 2 de abril de...
1918 – A guerra. Do noticiário do Estadão: o Japão e a intervenção na Rússia.
1943 – Começam a sair das linhas de montagem da Companhia Aeronáutica Paulista, em Utinga, Santo André, os aviões Paulistinha, de grande sucesso na época.
1958 – Surge a banda do Tiro de Guerra de São Bernardo.
1973 – Estreia o programa O Pulo do Gato, pela Rádio Bandeirantes. Gióia Júnior foi o primeiro apresentador. Logo seria substituído pelo atual, José Paulo de Andrade.

Santos do dia
- Francisco de Paula. Fundador da Ordem dos Mínimos. Padroeiro dos Marinheiros. Canonizado pelo papa Leão X, 12 anos após sua morte.
- Leopoldo de Gaiche
- Maria do Egito

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 2 de abril:
- Em São Paulo, Alumínio (1991), Capão Bonito (1857 a 1866; 1868), Cotia (1949), Pacaembu (1949), Pongai (1949), Suzano (1949), Ubirajara (1949) e Vinhedo (1949).

Hoje é a data oficial do aniversário de Suzano, vizinha ao Grande ABC. A chamada Cidade das Flores escolheu o 2-4-1949 para celebrar sua festa maior porque foi nesta data que tomaram posse o primeiro prefeito e os primeiros vereadores.
- Em Pernambuco, Calumbi
- No Paraná, Carlópolis e Jacarezinho
- Em Minas Gerais, Poço Fundo
- No Maranhão, Porto Franco
- Na Paraíba, Sumé
Fonte: IBGE

A fauna do Grande ABC
É o menor pica-pau brasileiro. Possui nove centímetros de tamanho e 11,5 gramas de peso. Alimenta-se de insetos que captura furando pequenos galhos de madeira.

Captura a larva com a língua, que possui uma substância pegajosa. Todos os pica-paus possuem as penas da cauda muito rígidas, o que auxilia o pouso e locomoção vertical nas árvores.

Os pica-paus não são aves canoras (que tem a capacidade natural de cantar, assoviar ou gorjear). No Distrito de Riacho Grande já contamos sete espécies diferentes de pica-paus.

Pesquisa, texto e foto: Claudinei Correia de Mello, biólogo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;