Esportes Titulo Bola e Cidadania
Projeto de Diadema dá oportunidade a jovens da região

Neilton, Romário e Lelê já integraram programa de futebol, que tem parceria com o Água Santa

João Victor Romoli
Especial para o Diário
26/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O Projeto Bola, Educação e Cidadania pode ser considerado celeiro de jogadores de futebol em Diadema. O programa foi criado em 2003 e, desde então, tem o objetivo de dar oportunidades a jovens da região, incluindo testes no Água Santa – o clube é parceiro desde 2014, junto com a Prefeitura. Porém, mesmo vinculado ao time, os principais atletas revelados na iniciativa não passaram pelo Netuno. Neilton, atacante do Vitória, Lelê, meia do Botafogo-SP, e Romário, lateral-esquerdo emprestado pelo Santos ao Ceará, são os mais conhecidos.

O programa conta com nove unidades, nos bairros Eldorado, Serraria, Campanário, Jardim ABC, Paineiras, Vila Alice, Jardim Ruyce, Piraporinha e Casa Grande. Este último já conta com 400 matriculados, com idades entre 5 e 16 anos. O projeto, que antes era chamado de Diadema 21, ganhou apoio da Prefeitura da cidade para fazer grama sintética no núcleo, que oferece treinos gratuitos de terça a sexta-feira.

O professor Cléber Gonçalves, que já trabalhou no CAD (Clube Atlético Diadema) e no Atibaia, ressaltou a importância da iniciativa.

“Comecei aqui em 1999 como aluno, antes do início da parceria (com o Água Santa). Fiz alguns cursos no Bayer Leverkusen, da Alemanha, e me aprimorei. Eu tinha tudo para entrar nas drogas e ser marginal. Muitos amigos meus morreram. Aqui em Diadema a gente tem pouca opção de lazer. Vejo esse projeto como uma oportunidade para fugir disso. O principal é formar como pessoa. Tive aluno que virou cozinheiro, por exemplo. Isso é muito gratificante para mim”, disse o orientador, que trabalha junto do professor José Carlos de Souza – todas as unidades contam com dois profissionais.

Hoje, os principais destaques do núcleo Casa Grande têm de 6 a 8 anos. Diogo Gomes, os gêmeos Carlos e Victor, Talles, Lucas, e os goleiros Miguel e Raul são alguns dos nomes que já estão sendo observados pelo Água Santa. A equipe, porém, só começa a levar os garotos para a base após a categoria sub-11, e deixa ansioso por oportunidade quem está chegando perto dessa idade.

É o caso do volante Murilo Bussolim, 9, por exemplo. Ele é torcedor do Netuno e espera ganhar chance na base do clube. “Meu sonho é ser jogador do Água Santa, porque é o time que torço. Estou estudando, quero me formar. Eu sonho grande. Os professores me ensinam muito nos treinos. Eles conversaram comigo e explicaram que jogador profissional tem que ter força. Aprendi muitas coisas com eles nesses cinco anos em que treino aqui. Eu esperei bastante também por esse campo. Antes era barro e voltava para casa todo sujo”, contou o garoto.

Keverton Marcolino, Ramon Nunes e Matheus Barbosa são alguns dos talentos que saíram da unidade e estão na base de outros times. O primeiro joga no Corinthians, enquanto os outros estão no próprio Água Santa e no PSV, da Holanda, respectivamente.

O professor Cléber, conhecido como Fuzil, ainda explicou como funciona a relação da unidade com o Netuno. “Eles sempre estão aqui. A gente informa o clube e eles vem. Estamos constantemente em contato. Temos reunião pedagógica toda segunda-feira e temos campeonatos entre escolinhas, o que facilita muito. Sempre estão levando as crianças nos jogos também, para elas verem como funciona a vida de jogador profissional. Já foram em diversas partidas nesta temporada”, completou.

Diadema pode se orgulhar por ser cidade natal de atletas que serviram a Seleção Brasileira, casos do ex-atacante Denílson, pentacampeão em 2002, e do zagueiro David Luiz, atualmente no Chelsea (Inglaterra). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;