Esportes Titulo
Com 7 clubes formadores, quartas da Copa São Paulo começam nesta quinta-feira
Por
18/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Embora a Copa São Paulo de Futebol Júnior bata o recorde de participantes a cada ano - foram 120 em 2017 e 128 neste ano -, os finalistas continuam pertencendo aos times que mais investem nas categorias de base. Dos oito clubes que vão disputar as quartas de final a partir desta quinta-feira, sete têm o Certificado de Clube Formador da CBF, ou seja, oferecem uma estrutura diferenciada para a formação de atletas. A exceção é a Portuguesa, adversária do Palmeiras nesta sexta. Os jogos desta quinta serão entre São Paulo x Vitória (16 horas, em Ribeirão Preto) e Santos x Internacional (18h30, em Franca).

O certificado se tornou um símbolo do investimento dos clubes na formação de atletas. Foi criado, na verdade, para proteger esse investimento. Quem possui o selo tem a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só sai mediante indenização. Além disso, o clube tem direito de receber porcentagens em futuras negociações de seus ex-jogadores.

Existem dois tipos de certificado. No A, válido por dois anos, os clubes oferecem técnicos e preparadores físicos, participação em competições oficiais, programas de treinamento detalhados, além de assistência médica e educacional aos atletas. No segundo tipo de certificado, o B, válido por um ano, os clubes atendem apenas uma parte das exigências.

O Santos, reconhecido pelo apoio às categorias de base, oferece alojamento, alimentação, assistente social, professora e até psicólogo. A professora vai ao CT Meninos da Vila, em Santos, tirar as dúvidas dos atletas e até comparece à reunião de pais e mestres na escola.

Os clubes menores, aqueles que não têm o selo, vivem outra realidade. O Corumbaense, representante do Mato Grosso do Sul eliminado na primeira fase com três derrotas, oferece uma ajuda de custo de R$ 60 para os atletas (a Ferroviária oferece 10 vezes mais). O time se reuniu um mês antes do torneio, mas acabou perdendo vários jogadores para o mercado de trabalho tradicional. "Nós oferecemos um mês com alimentação e hotel em alto nível, mas ainda estamos distantes dos grandes clubes", disse Junior Teixeira, supervisor de futebol do clube de Corumbá (MS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;