Cultura & Lazer Titulo
Mostra começa hoje na Capital
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
22/10/2010 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


Começam hoje as atividades da 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O tradicional evento traz aos cinéfilos seleção especial com mais de 400 títulos de diversas partes do mundo, além de dar oportunidade de assistir a velhos clássicos em salas de cinema.

A programação é dividida em seis seções: Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, Retrospectivas, Homenagens e Exibições Especiais. Um dos destaques deste ano é a presença do longa português Mistérios de Lisboa, do diretor Raul Ruiz. Baseado em romance do escritor Camilo Castelo Branco (1825-1890), o filme chega ao Brasil como vencedor do prêmio de melhor realizador do Festival de San Sebastian, na Espanha. Uma apresentação especial contará com a presença do diretor e de parte do elenco, incluindo o ator Ricardo Pereira - conhecido do grande público por participar de novelas nacionais.

Outro participante que agita a Mostra é o clássico Metropolis (1927). Reverenciada como um dos símbolos da ficção científica, a produção do diretor alemão Fritz Lang (1890-1976) ganha versão completamente restaurada e com 25 minutos adicionais de material inédito. A sessão especial ocorre no domingo, às 20h, no gramado do auditório do Parque do Ibirapuera, com participação especial da orquestra Jazz Sinfônica.

A grande homenagem do evento gira em torno do centenário do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998). Sua arte pode ser vista na exposição Kurosawa - Criando Imagens Para Cinema, que reúne um total de 80 storyboards originais de filmes como Kagemusha - A Sombra do Samurai (1980), Ran (1985) e Sonhos (1990). As obras ficarão expostas no Instituto Tomie Ohtake (Avenida Faria Lima, 201. Tel.: 2245-1900) até 28 de novembro, de terça a domingo, das 11h às 20h.

Toda a programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo está no site www.mostra.org.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;