Setecidades Titulo Solidariedade
Projeto Mechas de Amor busca doação de cabelo em Diadema

Objetivo é viabilizar a confecção de perucas para pessoas com câncer

Por Bia Moço
Especial para o Diário
24/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Doação é o caminho para disseminar amor. Essa é a mensagem que os organizadores da ação solidária a ser realizada hoje, a partir das 14h, em colégio de Diadema, pretendem transmitir durante evento para promover doação de cabelo. O objetivo é confeccionar perucas que, posteriormente, serão doadas a pacientes submetidos a quimioterapia.

Segundo a coordenadora do programa Escola da Família Elba Vianna Modesto, 53 anos, que conta com a parceria do projeto Mechas de Amor, a iniciativa envolve toda a comunidade. “Passamos de sala em sala falando sobre a atividade e as crianças levaram a informação para casa. Além disso, distribuímos panfletos e avisamos as mães que participam do programa. Desta forma, todo mundo fica sabendo e a comunidade se junta para ajudar. Assim podemos conscientizar que hoje estamos na posição de doadores, mas um dia podemos precisar.”

Nanci Marcilio Messias, 57, é vice-diretora do programa Escola da Família. Ela explica que o incentivo para realizar o evento na unidade veio de uma professora que descobriu que está com câncer de mama. “Ela notou que há a necessidade de doação de peruca, por conta de as pessoas não terem condições de pagar. Assim, juntou cabeleireiros, que usam o dia de folga para ir às escolas cortar gratuitamente, para fornecer o material para pessoas que confeccionam as peças. Nos interessamos e fizemos questão de trazer a ação para cá.”

A equipe de reportagem do Diário visitou a escola e conversou com alunos e funcionários, que se mostram ansiosos pela ação. A professora de artes Rosilene Tavares, 48, contou que sua filha não vê a hora para cortar cerca de 35 centímetros dos fios. “Ela está com o cabelo enorme e sempre disse que quando cortasse seria para doar. Vai tirar mais da metade. Estamos muito felizes pela atitude dela.”

Para a vice-diretora da escola Maria Augusta Machado da Silva, 50, a principal questão é conscientizar os alunos: “Às vezes, os pais desconhecem esse tipo de trabalho. Então, acaba sendo um esclarecimento para as crianças do que é, e como é importante a doação,”

AÇÃO
Os doadores deverão ter o comprimento mínimo de dez centímetros para corte e comparecer com os cabelos lavados. Menores de 15 anos deverão estar acompanhados pelos pais e/ou responsáveis. O evento será na EE Mercia Artimos Maron, Rua Santa Maria, 86, no Jardim Santa Rita, das 14h às 18h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;