Memória Titulo MEMÓRIA
Em pauta
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Na DGABC TV, os três próximos programas reunirão este time da foto, com os pesquisadores Cecília Camargo, José Carlos de Souza (o Tijolo) e Divaldo Bizzoto. Não se conheciam. Vieram a se conhecer no estúdio do Diário. Trocaram figurinhas. E coisas boas virão pela frente.

Bizzoto pesquisa a história do futebol amador de São Bernardo. Ele relaciona todos os campeões e vice-campeões da cidade, a partir da fundação da Liga de Futebol, em 1947.

Tijolo leva adiante a missão de sistematizar a evolução histórica do movimento sindical no Grande ABC, a partir do acervo do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, o primeiro a reunir a categoria na região.

Cecília Camargo constrói a memória de Mauá. Ela realiza trabalho acadêmico preocupado com os bens culturais da cidade, os tombados, os que estão em processo de tombamento e os que desapareceram, mas deixaram histórias e lembranças.

Cecília, Tijolo e Bizzoto abasteceram Memória com fotos maravilhosas, inéditas, que aos poucos iremos mostrar: aqui (no jornal impresso) e na tela da DGABC TV. Aguardem.


Em 13 de julho de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: governo federal decide ocupar a Estrada de Ferro de Blumenau à Estação Ferroviária Hansa, em Santa Catarina, pertencente a uma companhia organizada com capitais alemães.

Diário há 30 anos

Sábado, 13 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6467

Manchete – Governo adota novo congelamento. É o Plano Cruzado 2, que será conhecido como Plano Bresser, em alusão ao ministro da Fazenda, Bresser Pereira. O plano estabelece:

Mudança nos reajustes salariais com o fim do gatilho.

Surge nova unidade de referência para enfrentar a inflação galopante.

Banco Central fica mais independente.

Editorial – Uma sugestão afrontosa ao povo brasileiro

Avenida dos Estados – Uma calamidade. Em alguns trechos não existem defensas, por causa da erosão. Muitos automóveis caíram no Rio Tamanduateí.

São Bernardo – Preparada nova invasão na Vila Areião, em terrenos de manancial.

Cultura – O Estado anuncia resgate da filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.


Santos do Dia

Antônio de Pádua e de Lisboa. Capa da revista O Mílite deste mês, com sede em São Bernardo. Muito lindo o artigo sobre o santo do dia escrito pelo Frei Sebastião Benito Quaglio:

A devoção a Santo Antonio é uma das maiores do mundo. É o santo mais popular, chamado Santo Antônio de Lisboa, porque nasceu na capital portuguesa, mas também conhecido como Santo Antônio de Pádua, porque está sepultado em uma grande basílica dessa cidade italiana.

Aquilina

Peregrino


Municípios Brasileiros

No Dia de Santo Antonio, muitos municípios celebram seus aniversários:

Em São Paulo, Adamantina, Cordeirópolis, Coroados, Guaratinguetá, Junqueirópolis, Macatuba, Marinópolis, Martinópolis, Mirassolândia, Ocauçu, Paraibuna, Pradópolis, Quatá, Rancharia, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Pinhal, Suzanópolis, Taiúva, Urânia.

Na Bahia, Andorinha, Apuarema, Bom Jesus da Serra, Bonito, Cabaceiras do Paraguaçu, Caturama, Itabela, Itatim, Lagoa Real, Lajedo do Tabocal, Madre de Deus, Mirante, Mulungu do Morro, Muquém de São Francisco, Nova Fátima, Nova Ibiá, Novo Horizonte, Ourolândia, Quixabeira, São Domingos, São Félix do Coribe, São José da Vitória, São José do Jacuípe, Saubara, Serra do Ramalho, Serrinha, Sítio do Quinto, Varzedo e Xique-Xique.

Em Minas Gerais, Caetanópolis, Mantena, Santa Bárbara e Santo Antonio do Aventureiro.

Em Tocantins, Darcinópolis.

No Piauí, Inhuma.

No Paraná, Lapa e Quitandinha.

No Rio Grande do Sul, Mata.

No Rio de Janeiro, Pinheiral e Santo Antônio de Pádua.

No Mato Grosso, Santo Antonio do Leverger.

Em Santa Catarina, Tijucas.

Em Pernambuco, Triunfo.

Fonte: IBGE

Patrono

O jornalista Renato Pereira de Oliveira corrige informação publicada, sexta-feira, aqui em Memória: o nome correto do patrono do antigo 1º Grupo Escolar de Santo André é José Augusto de Azevedo Antunes (trocamos o ‘Antunes’ por ‘Marques’).

Professor Antunes (1883-1944) nasceu em Pirassununga. Exerceu o magistério por mais de 40 anos. Foi lente da Escola Normal Padre Anchieta e superintendente do Ensino Secundário, cargo no qual se aposentou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;