Palavra do Leitor Titulo
Implantes e a saúde das mamas

O desejo de colocar prótese de silicone nos seios, muitas vezes, cruza com inúmeras dúvidas sobre os efeitos gerados pelo procedimento. Muitos...

Dgabc
24/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Implantes e a saúde das mamas

O desejo de colocar prótese de silicone nos seios, muitas vezes, cruza com inúmeras dúvidas sobre os efeitos gerados pelo procedimento. Muitos mitos foram criados em torno dessa cirurgia que se tornou uma das mais procuradas para fins estéticos no Brasil e no mundo. Um dos questionamentos mais frequentes que recebo em meu consultório está relacionado ao risco de câncer de mama que as próteses podem vir a causar.

É importante deixar claro que não há nenhum estudo que comprove que a prótese de silicone influencie na ocorrência da doença. Pelo contrário. Há 35 anos, mulheres que se submeteram ao implante de silicone vêm sendo acompanhadas em Los Angeles, Estados Unidos, para determinar a incidência de câncer de mama e sua relação com essas próteses. Os resultados mostraram que a ocorrência da doença foi menor do que a esperada. Este estudo vai ao encontro de outras pesquisas similares realizados na Suécia e no Canadá.

Ao longo de suas vidas, uma em cada oito mulheres é diagnosticada com câncer de mama; entre as que se submeteram ao implante das próteses, esse número cai para uma entre dez. Uma das justificativas encontradas para esse cenário é a de que mulheres com prótese nos seios têm tendência maior a se preocupar com o próprio corpo, a fazer o auto-exame e, assim, a lesão pré-malígna não chega a evoluir. A elevada taxa de mortalidade da doença no País, por exemplo, deve-se justamente ao fato da descoberta tardia, o que é menos frequente entre as mulheres que possuem prótese.

Outra dúvida comum sobre as próteses está relacionada com o aleitamento materno. A colocação do silicone não é problema ou obstáculo nesse caso. As próteses não são colocadas entre as glândulas mamárias e os mamilos. Assim, tanto a produção de leite quanto os dutos que levam o leite da mama até o mamilo ficam preservados e a amamentação é plenamente possível.

As próteses de silicone trazem benefícios estéticos e psíquicos para muitas mulheres, podendo ser utilizadas tanto na cirurgia plástica estética, para dar forma e volume aos seios, quando na reparadora, para reconstruir as mamas de pacientes que sofrem algum tipo de remoção por conta de um câncer de mama, por exemplo.

Marcelo Olivan é médico graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, especializado em microcirurgia e doutorando na Faculdade de Medicina da USP.

Palavra do Leitor

Mais um!

Que a Avenida D. Pedro II tem muitos faróis e cruzamentos todos já sabem. Isso complica o trânsito naquela via. Então, por que criar mais uma travessa e colocar mais um farol? Foi o que a Prefeitura de Santo André fez. Abriu uma travessa na Rua Maria Ortiz com a Avenida D. Pedro II e colocou outro semáforo. Será que existe grande projeto em andamento que justifique tal farol ou será que existe alguém muito poderoso que reside naquela rua? Isso criou mais um ponto de engarrafamento. Onde precisa não coloca. Com a palavra, a Prefeitura de Santo André.

Sebastião Oliveira, Santo André

Bicas d'água

Gostaria de ser informado pelo responsável do motivo pelo qual as bicas d'água do DAE em São Caetano se apresentam com baixíssimas vazões após reformadas, como, por exemplo, a Clóvis Bevilaqua, entre outras. Embora ciente, o encarregado está demorando para regularizar a situação.

Luiz Carlos Leoni, São Caetano

Ética

Li, com surpresa, que o PT tem Comissão de Ética. Não acredito! O PT do Lula, patrocinador do Mensalão e outros usos do dinheiro público desde 2003, tem ética?

Mário A. Dente, Capital

Linhas da EMTU

Já fiz várias reclamações à EMTU referentes às linhas de ônibus 160 Mauá (Jardim Adelina)-São Paulo (Terminal Sacomã), via Mauá (Itapark), e 160 Mauá (Terminal Municipal do Jardim Itapeva)-São Caetano (bairro Santo Antonio), via Mauá (Itapark), porém passam o número do protocolo de atendimento, mas nunca dão retorno e nunca tem resposta no site! Os atrasos e faltas de ônibus nos horários informados pela EMTU são constantes! Chegamos a ficar no ponto por mais de uma hora aguardando uma das linhas tanto na ida como na volta do trabalho. Gostaria de saber da EMTU qual o problema com essas linhas? Não há fiscalização? A população paga por esse transporte e a empresa tem obrigação de oferecer transporte de qualidade.

Raquel Cristina Gonçalves, Mauá

Reféns - 1

O maior Estado em arrecadação do País, de população trabalhadora, fica refém de sindicato que não tem nenhum compromisso com progresso do Estado, do País e deixa a população sujeita a perder emprego, consulta médica, entrevistas de emprego etc, para promover greve onde a classe mais humilde é a maior prejudicada. Será que esses senhores sabem que estamos em crise, que as empresas só estão demitindo? Apesar de que, para os sindicalistas, não existe crise nem desemprego.

Antônio Marcos Costa, Mauá

Reféns - 2

É simplesmente vergonhosa essa greve dos metroviários! Todo ano é a mesma ladainha e a mesma falta de consideração com a população! E ainda dão risada da Justiça, pois precisam colocar em operação um mínimo de trens e nada. E aonde fica a multa que eles precisam pagar? Será que já pagaram alguma? É tudo farinha do mesmo saco, sem fundo, da pouca vergonha e do desleixo com os que mais precisam do Metrô. Será que não poderiam resolver isso muito antes? Será que o idioma deles é diferente e não se entendem? Nunca antes neste País os metroviários fizeram tanta greve, ganharam tão bem! E não estão nem aí com o povo.Lamentável!

Antônio José G.Marques, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;