Setecidades Titulo
EMTU testa ônibus movido a etanol
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
20/12/2007 | 09:01
Compartilhar notícia


A EMTU fará nesta quinta-feira o primeiro teste com um ônibus movido a etanol. O coletivo irá operar no corredor de trólebus.

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, o Brasil é o primeiro país da América Latina a utilizar um ônibus movido com este combustível.

O etanol é ecologicamente correto. Além de emitir menos poluentes que o diesel durante a combustão, as emissões de CO² do produto são neutralizadas pela absorção realizada pelas plantas de cana-de-açúcar que darão origem a mais etanol.

A diferença do combustível para o álcool usado nos automóveis é um aditivo que serve para dar mais potência aos ônibus.

O projeto Bioetanol para o Transporte Sustentável, responsável pelo ônibus da Metra, é coordenado pela USP (Universidade de São Paulo). Conta com recurso de R$ 1,6 milhão, vindo da União Européia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;