Política Titulo
Sto.André arrecada menos que o esperado em abril

Prefeitura registra R$ 112 mi no mês passado, abaixo da meta, e já projeta cobrança a devedores de impostos da cidade

Por Do Diário do Grande ABC
23/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A arrecadação da Prefeitura de Santo André somou R$ 112,1 milhões no mês de abril, de acordo com balanço publicado na semana passada. Na visão do Paço, o valor está abaixo do montante esperado nas projeções da Secretaria de Finanças e, agora, será necessário buscar formas de aumento no caixa do Executivo.

A gestão do prefeito Paulo Serra (PSDB) afirmou que iniciou força-tarefa para reduzir o valor da dívida ativa, que passa de R$ 1,2 bilhão. “Sobre as arrecadações dos anos anteriores em aberto, estamos realizando uma força-tarefa de cobrança, enviando cartas, analisando os casos, inscrevendo em dívida ativa e enviando a protestos/ações judiciais. Com isso, esperamos receber as arrecadações em atraso de 2013 a 2016”, destacou a administração.

Os dados apresentados pela gestão tucana confirmam o cenário de redução nas receitas da Prefeitura. De acordo com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), em 2018, a retração deve ser de 8,6%, para R$ 2,9 bilhões, na comparação com o previsto para este ano.

Ainda conforme o documento, a expectativa é a de que a arrecadação tenha ligeira melhora em 2019, atingindo o valor de R$ 3,1 bilhões e mantenha a tendência no ano seguinte, chegando a R$ 3,2 bilhões.

O governo de Paulo Serra tem afirmado que a situação das contas municipais inspira preocupação. Um dos principais projetos apresentados até agora, o Fila Zero teve como objetivo a redução dos débitos de entidades de Saúde com o município. A estimativa do Executivo é recuperar pelo menos R$ 50 milhões com a medida.

Além disso, a reforma administrativa do governo, já em operação, projeta economia de R$ 5,9 milhões em 2017. A estimativa é que a redução de gastos seja de R$ 8,9 milhões em 2018 e de R$ 9,3 milhões em 2019.

A gestão atual também espera arrecadar R$ 1 milhão e gerar economia de R$ 3 milhões com o leilão de 141 veículos oficiais. Outra tentativa de melhorar a ambiente econômico é um projeto que ainda será enviado à Câmara, que visa a alteração nos prazos de aprovação de alvarás para novas empresas. A iniciativa está inserida no projeto Poupatempo do Empreendedor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;