Esportes Titulo
Torcedor rouba a cena na final do vôlei
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
26/07/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


O silêncio habitual nas arquibancadas vazias dos Jogos Regionais de Santo André foi quebrado ontem por um torcedor especial no Ginásio Pedro Dell'Antônia. Luiz Henrique Brito, de 60 anos, gastou toda a voz que tinha incentivando o time sub 21 de Osasco contra São Caetano, na final do vôlei feminino.

Ele vibrava e orientava as jogadoras a cada lance, chegando a ser confundido com integrante da comissão técnica, tamanha dedicação. No fim, pôde comemorar a vitória por 3 sets a 1 (parciais de 25/21, 21/25, 25/21 e 26 a 24) e a medalha de ouro.

Aposentado, o morador do bairro de Santana, em São Paulo, é aficionado pelo vôlei osasquense. A paixão é tanta que desde 1998 ele não perde um único jogo do time adulto, comparece à todos os treinos e também aos jogos das equipes de base. "Faço tudo com verba própria. Prefiro não ter nenhum tipo de ligação com o clube para ter liberdade de fazer o que quero e onde quero. Vou aos jogos em qualquer lugar de São Paulo ou do Brasil", conta o fanático torcedor.

Pai de três filhos e com seis netos, ele é divorciado, mas garante não ter problemas com a família por conta da paixão pelo vôlei. "Minhas filhas me apoiam, até me emprestam dinheiro quando falta no orçamento. Eles já estão acostumados com essa mania que tenho, não tem jeito", comenta.

Apesar do amor pelo vôlei, Luiz Henrique jamais tentou encarar a quadra. "Nunca pensei em ser atleta, nem conheço muito das táticas do vôlei, gosto mesmo é de fortalecer o emocional das jogadoras e por isso grito com elas o tempo todo", explica o aposentado, que se orgulha das amizades que conseguiu fazer nos últimos 13 anos. "Só de conhecer os técnicos Bernardinho e Zé Roberto já é um pagamento para mim. Tenho eles como verdadeiros amigos."

Apontada por Luiz Henrique como grande revelação de Osasco, a levantadora Juma, que integra o elenco da Seleção Brasileira Juvenil, elogia a disposição do torcedor, mas revela que não presta atenção no que ele grita das arquibancadas. "Dentro de quadra não dá para pensar do que vem de fora, temos que estar concentradas no que nosso técnico fala. Mas é impressionante a disposição dele. Em todos os jogos é só olhar na arquibancada que ele está lá. Até mesmo nos lugares mais longes. É Impressionante", confirma a jogadora.

 

 

São Bernardo fatura título com tranquilidade na categoria livre

 

Também no vôlei feminino, mas na categoria sem limite de idade, São Bernardo confirmou favoritismo e ficou com o título nos Jogos Regionais. Representado pelo time do BMG, que disputa a Superliga, a equipe fez 3 sets a 0 sobre Cubatão (parciais de 25/17, 25/08 e 25/18), ontem, também no Dell'Antônia.

O técnico Zé Alexandre comemorou o resultado que ajudou a cidade na luta pela liderança geral do Jogos. "Estamos de parabéns, mais uma etapa do planejamento executado. Agora vamos voltar as atenções para os treinos. Em agosto, começamos torneio muito disputado que é o Paulista", lembrou o treinador, que também acumula função de chefe da delegação.

Para a capitã, a oposta Ciça, os Regionais foram importantes para solidificar o conjunto. "O jogo foi mais equilibrado do que na fase de classificação, cometemos erros, nos desconcentramos e isso serve de guia para sentir como está nossa equipe e o entrosamento. Hoje (ontem) tivemos bom volume, conseguimos identificar jogadas e isso é essencial para a continuidade dos trabalhos", comentou a jogadora, cara nova da equipe para a temporada.

 

Hugo Hoyama acumula funções

 

O mesa-tenista Hugo Hoyama, 42 anos, é o maior nome do Tênis de Mesa no Brasil. Nascido em São Bernardo, em 1969, ele está atua pela cidade nos Jogos Regionais, disputados neste ano em Santo André. Veterano na competição - participa dos Regionais há 25 anos - além de atuar pelo município do Grande ABC, Hoyama representou Santos e Suzano em outras edições.

Nesta edição, além da função como jogador, São Bernardo conta também com o trabalho do técnico Hugo Hoyama. Isso mesmo. O atleta começou a acumular as duas funções neste ano.

"Eles (demais jogadores) até ficam pressionados, mas tento passar que estou sempre ajudando", afirma, lembrando que tem o respeito da equipe. E garante: gosta de disciplina. "Quando merecem, dou bronca."

O atleta-técnico destaca, no time de São Bernardo, a chinesa Gui Lin, que vive no País há seis anos e irá se naturalizar brasileira para disputar o Pan de Guadalajara, no México, que será disputado em outubro. "Uma das melhores no Brasil", elogia. "Mas a equipe é boa no geral."

Hoyama também exalta a estrutura que a cidade oferece. "A Prefeitura sempre ajudou muito", ressalta. "O salão de treinamento é um dos melhores do Brasil."

Entre as cinco equipes que buscam a vitória nos Regionais, ele coloca São Bernardo, Santo André, São Caetano como favoritas, até por isso acredita que o triunfo de ontem sobre o Santo André por 3 a 0 foi essencial.

"Uma vitória assim coloca pressão nos adversários. Foi um início muito importante", finaliza.

MALHA

Ribeirão Pires, líder geral da classificação da Segunda Divisão, conquistou ontem mais um título, desta vez na malha. A equipe fez 134 a 104 em Mongaguá na decisão.

Na primeira divisão, a final será hoje, entre São Bernardo e Santo André, a partir das 9h, na cancha do EC Nacional, no Parque Novo Oratório.

 

São Caetano derrota Guarujá e decide título do futebol com Osasco

 

São Caetano está na final do futebol masculino nos Jogos Regionais. Ontem, a equipe espantou a zebra, derrotou o Guarujá por 1 a 0 e garantiu vaga na decisão contra Osasco, hoje, às 14h, no Campo do Nacional (Cidade dos Meninos), no Parque Novo Oratório.

Apesar do favoritismo, o Azulão estava receoso pela campanha surpreendente do Guarujá nos Jogos Regionais. No primeiro encontro entre as equipes, válido pela primeira fase, houve empate por 1 a 1. Além disso, nas quartas de final o time do Litoral superou o rival Santos com goleada por 3 a 0

Já o Osasco chega à final com sobras. Ontem, a equipe passou fácil pelo Santo André ao golear por 5 a 2 na semifinal - os gols andreenses foram marcados por Mateus. Para o coordenador das categorias de base do Ramalhão, Hugo Fernandes, os desfalques atrapalharam. "Tivemos três jogadores expulsos contra o São Bernardo nas quartas e por isso tivemos de improvisar nas alas. Isso dificultou bastante", constatou.

FEMININO

Fato curioso marcou a estreia do Santos nos Regionais. A goleira Kaká estava com o dedo anelar machucado e foi escalada como atacante. E a jogadora não decepcionou, pelo contrário. Com faro de artilheira, ela balançou as redes duas vezes e contribuiu para a goleada sobre Praia Grande, por 6 a 0, no Estádio Pedro Benedetti, em Mauá. Os outros gols foram marcados por Karen, Sandrinha e Rafinha.

 

Atletas caem na água pela primeira vez no Dell'Antônia

 

Uma das modalidades mais esperadas dos Jogos Regionais, enfim, vai estrear. A partir de hoje, às 9h, começam as disputas da natação, no Complexo Esportivo do Ginásio Pedro Dell'Antônia, em Santo André. Coincidentemente, neste ano as provas acontecerão no mesmo horário do Mundial de Xangai, na China, fato que divide a atenção dos atletas e demais amantes da modalidade.

Os primeiros atletas a caírem na piscina serão os que têm algum tipo de deficiência física, que compõem a categoria PCD. A disputa na Primeira Divisão promete ser acirrada e terá oito cidades na luta pelo título: São Bernardo, Santo André, São Caetano, Cubatão, Guarujá, São Vicente, Santos e Praia Grande.

FUTSAL

O São Caetano, representado pelo time do Corinthians, venceu pela terceira vez consecutiva os Jogos Regionais. A conquista veio após goleada por 5 a 2 sobre o Santos, com gols de Douglas, Bid, Rafinha, Fabiano e Luizinho.

HANDEBOL

Favorito ao título, o handebol feminino de São Bernardo estreia hoje. O rival será Cubatão, em duelo que acontece às 15h, no Ginásio Noêmia Assumpção, no Camilópolis.

"Estamos bem na Liga Nacional e Paulista. Agora é entrar no clima dos Regionais e ir com tudo. Não temos ninguém machucado e isso conta a nosso favor", explica o técnico da equipe, Eduardo Carlone.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;