Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Versos salvadores

Após 16 coletâneas, escritora lança primeiro livro, que a
ajudou no tratamento de depressão e síndrome do pânico

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
19/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As palavras têm função terapêutica comprovada na vida da escritora andreense Rosana Banharoli. Durante tratamento de depressão e síndrome do pânico que a afastaram das atividades de jornalista, ela foi estimulada a retomar a escrita como forma de expressão. "A poesia me encontrou", define a autora.

Desde 2007, quando recebeu alta e participou da primeira oficina de criação literária, Rosana ganhou mais de 30 concursos e, graças a alguns desses incentivos, conseguiu o que todo escritor diz desejar: ser lida. Depois de participar de 16 antologias, Rosana lança nesta semana o primeiro trabalho solo: o livro de poesias 'Ventos de Chuva'.

"Quando fiquei muito mal, decidi que não queria mais saber de jornalismo. Foi a terapeuta que começou a estimular isso de volta em mim. Quando adolescentes sempre achamos que somos poetas, mas o jornalismo faz com que fiquemos mais críticos. A tendência é não olhar mais para os versos", conta.

Durante o tratamento, a profissional trouxe livros e, junto com a alta, veio um folheto sobre um curso na Casa da Palavra. "Era uma oficina com o (romancista) João Silvério Trevisan. Todos lá escreviam, mas eu não tinha coragem de mostrar nada. Foi a partir dos exercícios que voltei a me soltar", conta ela, que teve um texto selecionado pelo professor ao fim de sete meses de aulas.

A publicação de 'Ventos de Chuva' se concretizou via Fundo de Cultura da Prefeitura de Santo André. "Foram inscritos 72 projetos e o meu foi um dos seis selecionados, sendo o único de literatura", lembra Rosana
No volume está uma seleção de poesias que expressam bem o estilo da escritora: linhas concisas e impactantes, que versam principalmente sobre o cotidiano. "Mas também não tenho como escapar e não falar de amor, do homem, de aspectos que provoquem inquietação", diz.

A contrapartida do projeto prevê a distribuição do livro. "Foram impressos 1.000 exemplares. Doei 100 para a Prefeitura de São Paulo e 100 para Santo André. Acho o máximo porque vai parar nas bibliotecas das escolas, é algo muito relevante. É um prêmio ser publicada", diz.

Rosana também escreve contos. Dois deles foram selecionados para o livro "É Duro Ser Cabra na Etiópia", compilação organizada por Maitê Proença que deve sair ainda neste ano, com textos de outros escritores, internautas e da própria atriz.

LANÇAMENTO
Apesar de o lançamento oficial de 'Ventos de Chuva' ser apenas na sexta-feira, o livro já está à venda na livraria Nobel do Shopping ABC e também no site da Livraria Cultura. A escritora recebe amigos e leitores na Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171 Santo André), onde tudo começou e onde hoje ela coordena oficinas de leitura crítica. A banda de blues Malentaqui Brothers toca durante o lançamento, que começa às 20h.  

Trecho
Legado de amor

Habito-me de você
Para parir nós
Por caminho que conheço
Em profundidade de prazer
& por onde caminho na dor
De não mais o ter




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;