Nacional Titulo
Alimentos funcionais
Por
21/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Os alimentos funcionais são definidos como alimentos que além de nutrir o organismo, também atuam trazendo benefícios ao metabolismo e à fisiologia das pessoas proporcionando a prevenção e o tratamento de doenças físicas ou mentais.

Entre os principais alimentos funcionais destacam-se a soja, o tomate, os peixes, o óleo de peixe, linhaça, o brócolis, a couve-de-bruxelas, o repolho, o alho, a cebola, frutas cítricas, chá verde, as uvas e o vinho tinto e os cereais integrais, como aveia e farelos. São alimentos que através de determinados nutrientes e componentes ativos atuam sobre o organismo, provocando ganhos metabólicos e fisiológicos, garantindo a boa saúde do indivíduo.

Um dos melhores alimentos funcionais é o óleo de canola, rica fonte de ômega 6 e ômega
3. Este óleo pode ser introduzido na dieta usual para regularizar a deficiência destes ácidos graxos essenciais.

Estudos científicos mostram que a ingestão dos chamados alimentos funcionais, têm contribuído em muito para a redução de casos de invalidez e até mortes, provocados por várias enfermidades crônicas como arteriosclerose, hipertensão, diabetes, obesidade e câncer.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;