Internacional Titulo
Míssil atinge acampamento iraniano e mata cinco pessoas
Do Diário do Grande ABC
03/11/1999 | 13:06
Compartilhar notícia


Um míssil Scud caiu terça-feira em um acampamento de iranianos dissidentes no sul do Iraque deixando cinco mortos e vários feridos, segundo denúncias de autoridades locais. "O ataque é uma clara reaçao (do regime clerical) à frustrada viagem do presidente iraniano Mohamad Khatami à França", disse um porta-voz do grupo dissidente iraniano Muhajidin Jalk, Farid Soleimani.

A despeito do comentário, a visita oficial de Khatami à França, na semana passada, resultou na assinatura de vários tratados comerciais bilaterais e teve comentários favoráveis nas imprensa mundial.

O míssil em questao caiu às 20h (14h de terça-feira, em Brasília) sobre o acampamento dos Mujahidin situado 45 Km ao norte da cidade meridional de Basora, perto da fronteira com o Ira, causando "uma cratera de 12 metros de largura por seis de profundidade", garantiu Soleimani.

É o segundo ataque em três meses contra o acampamento. O primeiro foi no dia 25 de setembro, mas nao houve vítimas.

Os Mujahidin costumam usar o território do Iraque para lançar ataques contra alvos iranianos, tendo cerca de 35 mil dissidentes alojados em 20 acampamentos nas províncias orientais do Iraque, contando com tanques, canhoes de artilharia e helicópteros.

O grupo realizou vários protestos durante a visita de Khatami à França. Em um deles, pendurou um cartaz do topo do Arco do Triunfo, em Paris, com a legenda "abaixo Khatami".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;