Memória Titulo Santo André
Pelos bastidores da política de Santo André
Ademir Medici
11/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Dr. Fausto Polesi, feita a vossa vontade aqui na Terra, ter um puro andreense prefeito de nossa cidade, Paulo Serra. Viva a Frente Andreense.”

Roberto Nasser Bartoli, o Turcão.

 

Turcão é um verdadeiro e legítimo cabo eleitoral. Já se aventurou nas urnas, mas sua força são os bastidores. Tanto que já fez campanhas para muitos, da extrema-direita à antiga esquerda representada pelo PT de Carlos Grana. Coletivamente, sua principal obra foi articular a chamada ‘Frente Andreense’, mais de um quarto de século atrás. Daí a mensagem acima, dedicada à memória do jornalista Fausto Polesi.

Paulo Serra, andreense. Certo. Como andreense são Dr. Aidan e Celso Daniel. Mas a figura de Serra, na terceira geração iniciada com Américo, o avô, é para Turcão o modelo talvez imaginado por Polesi.

Como política e memória têm tudo a ver, vamos à memória.

 

A FRENTE

Esta história de ‘Frente Andreense’ começa em 1990. Fausto Polesi conversa com ‘Turcão’, andreense como ele, e diz que chegara o momento de lutar para que um natural de Santo André chegasse à Prefeitura.

– Turcão, agora é com você. Reúna os andreenses. Vamos criar uma frente. Precisamos de um nome forte, aqui na cidade, para ser prefeito.

Reuniões foram realizadas, duas delas em Valinhos, Interior de São Paulo, na chácara do Dr. Fausto. Artigos foram escritos e publicados. O difícil era convencer um nome que topasse ser candidato. Ninguém queria entrar para a política partidária.

Depois de várias tratativas, Duílio Pisaneschi é o ungido. Reluta, mas aceita o desafio. Elege-se deputado federal, chega à reeleição, e por poucos votos não consegue segunda reeleição – que reforçaria a possibilidade de ele vir a ser candidato a prefeito. O projeto para por aqui.

 

ARGUMENTOS

“O futuro de nossos filhos e netos depende – e muito – da boa vontade com que as pessoas de bem da cidade se organizarem para pensá-lo, planejá-lo e realizá-lo”, escrevia Turcão no Diário, apresentando a ‘Frente Andreense’.

“Essa nova Santo André jamais surgirá enquanto pessoas de bem, daqui, prestigiarem os aventureiros rapinadores que surgem sempre perto das eleições, comprando votos”, lascava Turcão, Diário, 9-9-1993, em ‘Paraquedistas forasteiros’.

“Não será a desvinculação da base eleitoral que assegura a corrupção?”, perguntava o mesmo Turcão em outro Artigo, ‘Região é anã em política’ (Diário, 2-7-1994).

Desde então Turcão arquivou dezenas de recortes de jornais e planos de governo em torno da sonhada ‘Frente Andreense’. O andreense Antonio Pezzolo fora o último a ser eleito prefeito, para o período 1973-77. Outros andreenses legítimos que alcançaram a chefia do Executivo foram Clovis Sidney Thon, Pedro Dell’Antonia e Antonio Flaquer – apenas para citar três dos mais contemporâneos.

Um dos recortes do Diário que Turcão guarda cita, explicitamente, a ‘Frente Andreense’, “para enfrentar as candidaturas do PT e de Brandão” (o mineirinho Brandão, verdadeiramente mais andreense do que mineiro). Coisas da política.

Mas aqui está a posição de Turcão. Ele lê a inscrição acima dirigida a Fausto Polesi. Emociona-se. Chora. Que venha, pois, o governo Paulinho. Vitória da ‘Frente?’.

 

Diário há 30 anos
Terça-feira, 11 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6287

Manchete – Previdência quer mudar aposentadoria

Mauá – Terminal metropolitano inaugurado na Praça 22 de Novembro.

Trabalho – Há escassez de técnicos em mecânica.

Polícia – PM é assaltado e morto com um tiro no Centro de Santo André.

 

Em 11 de novembro de...
1916 – Nasce em Altinópolis, São Paulo, o médico Augusto Alves dos Reis, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e que se fixou em Ribeirão Pires, com a família, em 1954.

Inaugurado, no Centro Velho de São Paulo, o Teatro Boa Vista.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o avanço russo na Dobrudja (região história nos Bálcãs hoje dividida entre a Romênia e a Bulgária).

1961 – Clube de Malhas Nacional, de Paranapiacaba, inaugura sua nova cancha, sob a presidência de Antonio Ramos Corrêa.

1971 – O prefeito Newton Brandão assina contrato com a firma Engeral – Engenharia de Obras – para a construção de um viaduto sobre a Avenida Ramiro Colleoni, no cruzamento com a Avenida Justino Paixão, em Santo André. Trata-se do Viaduto Angelo Gaiarsa.

1976 – O prefeito Walter Braido inaugura a passagem subterrânea sob os trilhos da ferrovia, junto à Estação de São Caetano.

Nota – Com a construção da nova estação, São Caetano perdeu as antigas cancelas (ou porteiras). Para a travessia dos pedestres foram improvisadas enormes escadarias, que o povo chamou de tobogã. Com a passagem subterrânea, o tobogã chegou ao fim.

 

Hoje
Dia do Diretor de Escola.

 

Santos do Dia
Martinho de Tours (Panônia, hoje Hungria, 316 – Candes, França, 397). Missionário e bispo de Tours. Tornou-se o primeiro santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e também um dos santos mais populares da Europa medieval.

Mena

Verano

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 11 de novembro:

Em Goiás, Água Limpa, Cavalcante e São João d’Aliança.

Em Tocantins, Alvorada e Lizarda.

No Mato Grosso do Sul, Anaurilândia, Ivinhema, Naviraí, Jateí e Pedro Gomes.

Em Sergipe, Areia Branca.

Em Alagoas, Boca da Mata.

Em Pernambuco, Condado.

No Maranhão, Governador Newton Mello

No Paraná, Guairaçá, Miraselva, Nova Aliança do Ivaí e Planalto.

No Pará, Gurupá.

No Espírito Santo, Iconha e Iúna.

Em Santa Catarina, Lacerdópolis e Massaranduva.

Na Paraíba, Livramento.

No Rio de Janeiro, Mangaratiba.

No Ceará, Nova Russas.

No Mato Grosso, Porto dos Gaúchos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;