Setecidades Titulo Atividade física
Santo André entrega academias ao ar livre
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
10/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de um ano da entrega da primeira academia ao ar livre, na Praça Kennedy, Vila Bastos, Santo André inaugura entre hoje e amanhã outros dois equipamentos: na Praça Cacilda Becker, no bairro Centreville, e na Praça Áurea, na Vila Palmares. A expectativa é entregar 48 equipamentos destinados à prática de atividades físicas de forma gratuita até o fim do semestre, sendo dez em parques e 38 em praças.

As academias são compostas por 15 aparelhos de ginástica e alongamento, montados sobre piso ecológico intertravado, que absorve a água da chuva. As praças passaram, ainda, por revitalização em calçadas, iluminação e acessibilidade, além de reformulação paisagística.

A expectativa, de acordo com a Prefeitura, é atender a todos os bairros da cidade, especialmente localidades mais carentes de lazer e espaços que tenham maior concentração de idosos, público-alvo do projeto. Os investimentos somam R$ 893,8 mil, segundo informações fornecidas em janeiro.

PRAÇA KENNEDY

O primeiro ponto que disponibilizou aparelhos de ginástica ao ar livre no município foi instalado na Praça Kennedy, na Vila Bastos, no início de 2011. O local teve investimento de R$ 300 mil (foi revitalizado e recebeu melhorias na iluminação) e tem frequência média de 400 pessoas por mês, segundo a administração municipal.

Passado pouco mais de um ano de sua inauguração, o espaço teve uma baixa. O equipamento puxador de costas, usado para fortalecer os membros superiores com o exercício de puxar e empurrar amortecedores, está quebrado. "O pessoal poderia conservar melhor", avalia a empregada doméstica Márcia Aparecida, 30 anos, que frequenta a academia sempre que pode.

A maior parte dos frequentadores do local é caracterizada por moradores próximos. Caso do estudante João Gabriel Lima, 21 anos, que se organiza para visitar o espaço pelo menos três vezes por semana. "Geralmente prefiro vir no período da manhã, mas nem sempre consigo", afirma. Satisfeito com o serviço oferecido, ele sente falta apenas de um bebedouro para os esportistas.

Sem orientação, atividade física se torna arriscada

Não há dúvida quanto aos benefícios da atividade física para o corpo e mente. A dificuldade, porém, se dá quando os exercícios são feitos sem acompanhamento profissional. Os principais prejuízos são dores na coluna, joelho, ombro e tornozelo, até artrose.

A recomendação do professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina do ABC Walter Fukushima é fazer avaliação física (com fisioterapeuta ou educador físico) e clínica (ortopedista ou cardiologista) antes de iniciar o exercício.

Segundo o educador físico especializado em fisiologia e biomecânica do movimento humano Gabriel Máximo, a presença de orientador garante indicação da intensidade e tempo adequado do exercício. Outro erro, apontado por ele, é a vestimenta inadequada para o treinamento, como calça jeans ou chinelos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;