Eleições 2016 Titulo Em 2000
Saulo tem votação inferior a quando se reelegeu vereador

Com sexto lugar na corrida à administração, atual prefeito de Ribeirão vê derrocada de sua carreira política; aliados culpam secretariado da gestão

Vitória Rocha
Especial para o Diário
13/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O sexto lugar na eleição do dia 2, quando tentou se reeleger, mostrou o enfraquecimento político do prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB). Quatro anos atrás, quando superou Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), e a ex-prefeita Maria Inês Soares (PT) nas urnas, o peemedebista consagrava sua carreira eleitoral, que teve como feitos ser o mais votado à Câmara por duas oportunidades. Após o resultado desta eleição, incertezas rondam Saulo.

O chefe do Executivo recebeu apenas 1.616 votos, equivalentes a 2,77% dos válidos. Ficou atrás, por exemplo, de sua atual vice, Leo da Apraespi (PMB), que convenceu 3.755 eleitores, mais que o dobro do peemedebista (ela terminou na quinta colocação). Saulo teve um dos piores desempenhos de prefeitos no Brasil que tentavam novo mandato.

A prova da derrocada é a comparação dos votos registrados agora com os de eleições a vereador no passado. Os votos obtidos pelo peemedebista quase alcançam o patamar atingido por ele quando se elegeu pela primeira vez ao Legislativo, em 1996. À época no PSDB, Saulo foi o vereador eleito com mais adesões na cidade, 1.111 eleitores. Já em 2000, quando foi reeleito para Câmara, ele chegou a 1.816 votos – número maior, inclusive, do que a quantidade de eleitores que aderiram ao seu projeto neste ano.

Para pessoas próximas ao chefe do Executivo, o principal motivo de sua queda, desde que era vereador até seu primeiro mandato como prefeito, foi a escolha de sua equipe de governo. “O Saulo não é uma pessoa ruim, mas o secretariado não era bom. Ele deixou a Prefeitura na mão dos secretários. Quando você deixa a sua casa nas mãos de outras pessoas, isso acontece. A vice não tinha poder. A dívida que vem aí é culpa do secretariado, que ficou muito à vontade”, analisa o atual presidente da Câmara, José Nelson de Barros (PMDB), que já havia trabalhado com Saulo no Legislativo por três mandatos. “Além disso, para mim, ele desistiu da campanha. Ele abriu mão e entrou em decadência. Se o Saulo fosse levar essa eleição até o fim, poderia ter havido uma votação muito melhor. Foi um cenário diferente. Eu acabei ganhando um pouco com isso porque consegui votos do Dedé na Quarta Divisão. O Dedé acabou me ajudando”, continuou o peemedebista, referindo-se à debandada de candidatos, inclusive vereadores, da base de Saulo para a de Dedé na última semana antes do pleito.

De volta à Câmara, agora em seu quinto mandato, aos 74 anos, João Lessa (PSDB), que também conviveu com Saulo, evitou criticar o prefeito. “Em primeiro lugar, ser vereador é completamente diferente de ser prefeito. A votação foi tão baixa porque a maior parte dos candidatos a vereador se bandeou para outros lados. Abandonou a campanha do Saulo e foi para o lado do Dedé. Outra questão é que chegou uma hora em que ele parecia que tinha desistido da campanha à reeleição. Ficamos 16 anos juntos na Câmara. O Saulo é uma pessoa muito boa, não era para ter passado por essa situação. Talvez tenha sido mal assessorado, tenha tido secretariado ruim”, analisa.

FALHAS
Sem admitir erros na gestão ou na campanha, Saulo disse que passou por uma situação “atípica”. “(Houve) Um excesso por parte da imprensa tendenciosa e a população não entendeu meu projeto de desenvolvimento (para cidade), além de crise (econômica e política) do País”, analisa. “Creio que ficaríamos em terceiro (na corrida eleitoral), mas na reta final perdi o apoio de partidos e aí se espalhou que eu tinha desistido (de ser candidato), então a votação despencou”, justifica.

De acordo com o prefeito, boatos políticos o atrapalharam, mas a gestão foi boa, segundo ele. “Faltou divulgação das ações positivas. Eu quis economizar não contratando uma agência de publicidade. Administrei uma cidade endividada, fiz o que pude. Só trabalhei. Acho que investiria menos na educação, pois não teve reconhecimento”, aponta.

Na gestão, Saulo colecionou problemas: falta de pagamento a fornecedores, ameaça de corte no fornecimento de energia elétrica, greve de professores, mudança nos índices de reajuste do funcionalismo. O prefeito, porém, evita falar sobre o futuro que vem depois de dezembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;