Economia Titulo
MP facilita capitalização de empresas estatais
Por
27/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo editou ontem a MP (Medida Provisória) 487 que facilita a gestão pela União das operações de aumento de capital de empresas estatais, como a Petrobras e Eletrobras. A norma autoriza a União a renunciar o seu direito de preferência para subscrição de ações em aumento de capitais de companhias estatais. A regra vale desde que mantido o controle de capital.

O governo também poderá ceder o seu direito de preferência para a subscrição de ações em operação de aumento de

empresas estatais para fundo privado do qual é cotista única. Um exemplo de fundo desse tipo é FSB (Fundo Soberano do Brasil) e fundo do pré-sal.

A medida também permite que a União faça capitalização de uma empresa estatal transferindo direitos que têm relativos ao Afac (Adiantamento para Futuro Aumento de Capital) já feito em outra empresa estatal. O Afac é um aporte de recursos que o Tesouro Nacional faz numa companhia prevendo capitalização futura. O secretário-adjunto do Tesouro, André Paiva, que explicou a MP, não informou o estoque de Afacs que a União tem direito junto às estatais.

A MP também permite que o governo troque ações que tem em carteira de estatais ou privadas por papéis que estão na carteira de outras empresas estatais. Segundo Paiva, a medida visa a melhorar a gestão de ativos das estatais.

Ele se recusou, no entanto, a falar de casos específicos de operações que estão em andamento. "São operações que estão sendo feitas e precisam de autorização legal", limitou-se a dizer.

Segundo ele, as medidas visam operações de cunho estrutural e tem a ver com a gestão das empresas.

"Não são para resolver problemas de fluxo de caixa", disse. A MP autoriza ainda que a União troque ações que estão na carteira do FGE (Fundo de Garantia à Exportação) por títulos públicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;