Nacional Titulo
Contaminação do solo em Barueri está abaixo do permitido
Por Do Diário OnLine
26/07/2002 | 09:50
Compartilhar notícia


A Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) divulgou laudo sobre análises feitas no solo das proximidades do setor de metalurgia da Fábrica de Baterias Ajax, em Barueri, no interior de São Paulo.

No total, foram realizados 31 testes de amostras da terra cavada numa profundidade de 20 centímetros em bairros vizinhos à empresa. O laudo apontou que em todas elas há menos de 350 miligramas de chumbo por quilo de terra, ou seja, os índices de contaminação ficaram abaixo do que é permitido pela Cetesb.

Os dois resultados mais críticos ficaram dentro do limite de alertaque vai de 100 a 300 miligramas do metal por quilo de solo. A coleta do material foi feita por técnicos da Cetesb nos dias 14 e 15 de maio, a pedido da Secretaria Estadual da Saúde. Eles também colheram a mostras do solo de superfície, da água e do ar, mas o laudo só deverá ser divulgado nos próximos dias.

Dependendo do resultado, as autoridades sanitárias terão que providenciar o asfaltamento ou a colocação de grama nas áreas que eventualmente foram contaminadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;