Cultura & Lazer Titulo
Supersonho realizado
Por Mariana Trigo
Da TV Press
21/09/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Um dos sonhos de infância de Jean Fercondini era ter superpoderes. Tanto que o ator vivia fantasiado de Batman e não perdia uma aventura do Homem-Aranha. O sonho de se transformar em um super-herói se realizou agora, aos 20 anos.

O paulistano nem acreditou quando foi chamado pelo autor Tiago Santiago para interpretar Lucas, o personagem que tem o poder de ler pensamentos em Caminhos do Coração (Record). “Ele é um curinga, pode ir tanto para o lado do bem quanto do mal e tem o poder que eu sempre quis ter: saber exatamente o que as pessoas estão pensando”, afirma.

Com uma voz mansa, Jean olha sempre nos olhos do interlocutor e fala calmamente sobre sua breve trajetória como ator. Isso além da aprofundada composição que fez para o personagem que já considera o melhor de sua carreira.

Olhar 43 - Como contracena muito consigo mesmo em cenas que não contam com efeitos especiais para demonstrar a leitura de seus pensamentos, Jean capricha no “ar inteligente” em cena. “Faço um olhar sério e penetrante”, explica.

Além do esmero nos olhares, Jean se inspirou no seriado de mutantes Heroes, da Universal, e no longa Do Que As Mulheres Gostam, que mostra o protagonista vivido por Mel Gibson saboreando cada pensamento das personagens femininas do filme.

Loira interesseira - Lucas, além de olhar para os lados, apertar os olhinhos e verbalizar tudo que os personagens ao seu redor pensam, também sofre por amor. É apaixonado por Glória, a destrambelhada modelo míope vivida por Karina Bacchi.

Para ter certeza de que ela gosta mesmo dele, o telepata, apesar de rico, se finge de pobre, já que a loura não esconde seu interesse por polpudas contas bancárias. “Quando ela o vê, logo pensa: ‘Ah, que bonitinho, mas é tão novinho! Não deve ter dinheiro nenhum’”, lamenta Jean, passando a mão pelo topete.

Entre irmãos - Com os mesmos trejeitos do irmão Max Fercondini, um dos maiores temores do ator na carreira eram justamente as inevitáveis comparações com o irmão loiro.

“O pior são os comentários infelizes, quando dizem que tenho privilégios ou desmerecem dizendo que ele está na Globo e eu, na Record. Nós não temos rivalidades. Ficamos felizes quando ambos são elogiados”, assegura o ator, que estreou na Globo em 2004, como o Felipe de Malhação.

Assim que acabou seu contrato na Globo, Jean foi chamado em 2005 para fazer um teste para Bicho do Mato, onde acabou vivendo o espevitado Nicolau. “Ele não tinha o peso nem o destaque do Lucas. Acho que os diretores da Record estão contentes com minha evolução", acredita Jean, que começou a carreira após se matricular na Escola de Atores Wolf Maya. “Não fiz força para acontecer. Foi tudo por acaso, aos poucos. Nunca fiz nenhum teste para uma novela. Nem sei o que é isso”.

Casa no campo - O que Jean gosta mesmo de fazer é passar as horas livres na casa dos pais, em Jundiaí, interior de São Paulo. “Morei a vida toda em cidade do interior, numa chácara. Gosto de ir para lá brincar com os cachorros e tocar violão. Sou pisciano, muito sensível. Quando a saudade bate, corro para lá”.

Apesar da sonhada vida pacata como combustível para encarar os estúdios, o maior sonho de Jean ultrapassa a interpretação. Assim que terminarem as gravações de Caminhos do Coração, o ator planeja passar uma temporada no exterior fazendo cursos de cinema e roteiro. “Quando estiver mais velho, minha praia vai ser dirigir novelas”, projeta, com o mesmo olhar compenetrado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;